Começou a fazer bijuteria para os amigos por brincadeira. Uma espécie de escape que nem sequer encarava como uma possível carreira profissional. Há cerca de 10 anos, passou a ter que viver entre Espanha e Inglaterra por razões familiares. Acabou por descobrir dois mercados que se vieram a mostrar muito desenvolvidos no setor dos casamentos, "com forte propensão para crescimento na procura", como nos explica.

Catarina Vassalo, designer de acessórios para noivas e convidadas, recorda o tempo que passou em "países com história e tradição na cultura dos acessórios, com cultura de monarquia, além de todo o brilho e exuberância da cultura espanhola", uma das suas influências. É, nessa altura, que a marca Cata Vassalo nasce, em Inglaterra, em 2015. O grande boom dar-se-ia apenas no seu regresso a Portugal, em 2016.

"Comecei por fazer toucados. Foi a minha grande aposta. Depois, sugiram as aplicações para vestidos, as clutches e os brincos. Isto porque as pessoas também procuravam sempre algo que desse o toque final ao seu look", explica, em declarações ao Modern Life, a designer, que faz questão de sublinhar que todo o trabalho é manual. A sua primeira coleção surgiu a partir da sua observação das mulheres espanholas.

"Por mais que viaje e que conheça outras culturas, não perco o encantamento pela forma rigorosa e pelo brio com que as mulheres espanholas se arranjam", justifica. A sua marca inspira-se, fundamentalmente, na natureza e todas as peças são exclusivas e assimétricas. As flores estão para as coleções de toucados e brincos como os insetos estão para as clutches, que também pode admirar na galeria de imagens que se segue.

As viagens são essenciais nas suas criações. "Têm a capacidade de me alargar o campo de visão e dar a conhecer novos elementos", confessa Catarina Vassalo. Trabalha com os mais diversos materiais, desde peças vintage, a pedras semi-preciosas, passando por pérolas, flores de papel e de veludo e elementos naturais desidratados, tudo para que cada peça seja única. Também devolve a vida a adornos de outros tempos.

"Há noivas que nos trazem joias de família ou toucados antigos, que nós revitalizamos, misturando-os com elementos que fazem a nossa marca. Ficam peças completamente diferentes", assegura a designer e empreendedora. Além desse, a Cata Vassalo oferece, também, um serviço de aluguer das suas peças. "Vão ao nosso atelier, escolhem, usam para o efeito [pretendido] e depois devolvem", explica Catarina Vassalo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.