O encontro, que teve início hoje, com uma sessão de boas-vindas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelo presidente do município, Manuel Machado, e pela coordenadora do programa, Iwona K-Szulk, da cidade polaca de Poznan, surge no âmbito da rede URBACT Gen-Y-City, “programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável”.

O URBACT visa “promover e financiar a constituição de redes de cidades” que trabalhem no desenvolvimento de “soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos”, reafirmando a sua posição-chave face à complexidade crescente das mudanças societárias, disse Manuel Machado, que falava aos jornalistas após a sessão de abertura do encontro.

Além de Coimbra e de Poznan, o projeto GEN-Y-CITY integra também como parceiras as cidades de Granada (Espanha), Wolverhampton (Reino Unido), Klaipeda (Lituânia), Génova (Itália), Kristiansand (Noruega), Bolonha (Itália), Nantes (França), Torun (Polónia), Sabadell (Espanha) e Daugavpils (Letónia).

Programadas visitas a espaços e equipamentos

A presença dos representantes daquelas cidades em Coimbra prevê a sua participação em sessões de trabalho, visando, designadamente, “a divulgação do que se faz” na cidade, estando programadas visitas a espaços e equipamentos tão diversos como, por exemplo, o centro cultural e de convenções do Convento São Francisco e o parque temático Portugal dos Pequenitos ou o Instituto Pedro Nunes e a Universidade.

Estilo de negócio [coworking] em Coimbra, especialização inteligente nas cidades e a importância para promover talentos criativos na área da tecnologia, cidades tecnológicas, polos tecnológicos e empresas de suporte tecnológico são alguns dos temas do programa de hoje, que ainda prevê a apresentação dos resultados do estudo académico ‘Desafios da Geração Y na cidade de Coimbra’ e de projetos locais de reabilitação do centro histórico da cidade.

O URBACT “apoia as cidades no desenvolvimento de soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem igualmente as dimensões económica, social e ambiental”, promovendo “a partilha de boas práticas entre todos os profissionais envolvidos nas políticas urbanas através da Europa”, refere uma nota da Câmara de Coimbra.

Este programa europeu, que reuniu até agora cerca de 700 parceiros em mais de 60 projetos em rede, em 29 países, e mais de sete mil participantes ativos, é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O orçamento global do projeto para todos os parceiros ascende a cerca de 650 mil euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%, sendo que a fatia que cabe a Coimbra é de 50 mil euros.