presidente da Fundação Bracara Augusta considerou que seria "provinciano" não haver projetos comuns entre a Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga2012 e a Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães2012, salientando a "coordenação" para evitar "sobreposição" de grandes eventos.

Em declarações à Agência Lusa, Hugo Pires revelou que as duas capitais europeias têm projetos em comuns.

"Seria provinciano estes dois eventos não se associarem, até porque têm um objetivo comum: promover a região e o país", explicou.

Sem adiantar detalhadamente que projetos comuns haverá, Hugo Pires revelou que em 2012 o festival de música eletrónica, vídeo e arte digital, Semibreve, terá organização conjunta.

"Em 2011, o Semibreve fez parte da fase de "warm up" de Braga 2012. A CEC mostrou interesse em desenvolver um festival semelhante. Não teria lógica estar a repetir festivais", explicou.

No entanto, frisou o responsável, a colaboração entre CEJ e CEC será "sobretudo" ao nível da "coordenação" de programação.

"É obvio que haverá atividades sobrepostas. O objetivo é a inexistência de grandes eventos ao mesmo tempo", explicou.

Até porque, segundo Hugo Pires, "as capitais não são concorrentes".

Para este responsável, "os dois eventos têm que ser vistos numa ótica de complementaridade", já que "têm objetivos, âmbitos diferentes" e, "acima de tudo, orçamentos diferentes".

A CEJ tem um orçamento de cerca de "seis milhões de euros para obras e programação, enquanto que o da CEC ultrapassa os 100 milhões", diferenciou Hugo Pires.

Para o presidente da Fundação Bracara Augusta, as duas capitais europeias são "um momento único para a região e para as duas cidades", mas, salientou, "são projetos complementares, nunca concorrentes".

Braga 2012 arranca no sábado, às 10:00, com espetáculos pelo centro histórico bracarense e com uma cerimónia de abertura às 18:00, no largo do Pópulo.

Da programação para a CEJ 2012, Pires realçou a organização de "três grandes cimeiras internacionais" entre a Europa, América, Ásia e África, a Noite Branca, "uma grande manifestação cultural da cidade" e a existência de atividades e iniciativas destinadas "a promover o empreendedorismo".

13 de janeiro de 2012

@Lusa 

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.