A pensar no Dia Mundial da Fisioterapia, que se assinala a 8 de setembro, o Institutocuf diagnóstico e tratamento, no Porto, vai promover aulas de prevenção de raquialgias gratuitas dirigidas à população.

As aulas, que decorrerão no auditório daquela unidade com turmas constituídas por 12 pessoas, às 10h, 11h, 12h, 15h, 16h e 17h, terão a duração aproximada de 50 minutos.

As inscrições podem ser feitas através do número 22 003 35 00. Segundo Teresa Soares da Costa, coordenadora da Unidade de Medicina Física e Reabilitação do Institutocuf diagnóstico e tratamento, «as raquialgias consistem em dores na coluna vertebral. São as queixas reumáticas mais frequentes e um dos principais motivos de incapacidade antes dos 45 anos de idade». Daí a necesside de «exercícios que promovam uma postura corporal correta auxiliam na prevenção deste tipo de dores», acrescenta.

As raquialgias podem ser de causa degenerativa, infeciosa, inflamatória, metabólica ou neoplásica. Os segmentos cervical e lombar são geralmente os mais afetados. Uma das formas de as combater é através do recurso a fisioterapia, hidrocinesiterapia e reeducação do pavimento pélvico, que atuam nas mais diversas áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm por objetivo avaliar, tratar, minimizar problemas e prevenir as mais variadas disfunções.

5 de setembro de 2011