Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
O prémio Gulbenkian para a Humanidade foi hoje atribuído a duas organizações intergovernamentais dedicadas a produzir conhecimento científico e apoiar os decisores políticos no combate às alterações climáticas e à perda de biodiversidade.
Quatro em cada cinco cidades enfrentam riscos climáticos extremos, como ondas de calor e inundações, indica uma análise a quase mil cidades do mundo, 21 delas em Portugal, divulgada hoje.
O aquecimento global tem impacto nas principais espécies de arbustos da serra da Estrela, bem como no crescimento das pastagens da região, concluiu um estudo liderado por investigadoras da Universidade de Coimbra (UC).
O passado mês de setembro foi a nível mundial o quarto mais quente de sempre, com as temperaturas na Gronelândia a ultrapassarem os 8 °C (oito graus celsius) acima da média mensal.
As questões ambientais e energéticas estão no topo das preocupações aquando da preparação das casas para o inverno. Se conseguir poupar, ainda melhor. Fique a saber o que pode fazer.
De há uns anos a esta parte, a expressão “redução da pegada ecológica” ganhou espaço na discussão pública e sentido no nosso dia a dia. Respeitar o ambiente através dos nossos comportamentos tem impacto local e global. Uma prática que deve começar em nossas casas. Eis simples gestos que podem fazer
A Comissão Europeia deu hoje dois meses a Portugal para adotar a legislação sobre plásticos de utilização única, visando reduzir o impacto destes no ambiente, prazo após o qual o caso sobe ao Tribunal de Justiça da UE.
A Comissão Europeia considera que Portugal não está a aplicar corretamente a legislação comunitária sobre resíduos e aterros comunitários e ameaçou hoje recorrer a tribunal se as autoridades não tomarem as medidas necessárias no prazo de dois meses.
A Comissão Europeia lançou hoje um processo de infração contra Portugal pela falta de transposição para a legislação nacional das regras sobre emissões industriais poluentes, com um prazo de resposta de dois meses.
A associação ambientalista Zero alertou hoje que a janela para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C, de acordo com o Acordo de Paris, está a fechar-se, mas a União Europeia pode cumprir o objetivo se mudar metas.
Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disse hoje que a diminuição de caudais provenientes de Espanha vai agravar a degradação da qualidade da água do rio Douro, defendendo “uma gestão conjunta” das bacias internacionais.
O Sea Life Porto aderiu à iniciativa da Associação Oceanos Sem Plásticos com o objetivo de sensibilizar os visitantes para o lixo deixado nas praias e os seus efeitos no meio ambiente. A exposição, patente no aquário portuense, decorre até 18 de novembro.
A presença continuada dos seres humanos a químicos, dentro e fora das habitações, é questão que preocupa os agentes de saúde pública. Encontrar medidas para reduzir a exposição a agentes nocivos motiva o workshop que decorre em Évora a 30 de setembro.
A 29 de setembro, Dia Mundial de Combate ao Desperdício Alimentar, o Movimento Unidos Contra o Desperdício promove um cocktail de entrada gratuita, mediante reserva, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.
O Quénia alertou hoje para o sério agravamento da seca em 23 dos 47 condados do país, o pior em 40 anos, que faz com que 942.000 crianças com menos de 5 anos necessitem de cuidados médicos urgentes.
O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono, que hoje se assinala, levou a associação ambientalista Zero a alertar que não há tempo para "meias soluções" e que são necessárias medidas para o clima.
Mais de 160 organizações iniciaram hoje uma nova campanha de pressão dirigida ao Presidente dos EUA, Joe Biden, para que cumpra as promessas de redução para metade das emissões de gases com efeito de estufa no seu país para 2030.
Redação, 09 set 2022 (Lusa)- O mês de agosto foi considerado o terceiro mais quente de sempre em toda a Europa, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu boletim climatológico, mantendo-se a situação de seca severa e extrema.
Dia 23 de setembro, estudantes voltam a fazer greve às aulas pelo clima, partindo às 11h da Praça José Fontana numa manifestação até ao ministério da economia para exigir o fim dos combustíveis fósseis.
O verão de 2022, marcado por várias ondas de calor e uma seca severa ligada ao aquecimento global, foi o mais quente já registado na Europa, divulgou hoje o serviço sobre mudanças climáticas do programa europeu Copernicus.
A Universidade de Coimbra (UC) é um dos principais parceiros de um projeto científico europeu, recentemente lançado, que visa desenvolver materiais recicláveis inovadores para componentes-chave em áreas diversas, a um nível sem precedentes.
As emissões de gases com efeito de estufa provocadas pelos incêndios florestais na Europa atingiram este verão o valor mais elevado dos últimos 15 anos, revelam dados recolhidos pelo sistema de observação por satélite Copernicus.