Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
As ondas de calor provocadas pelas alterações climáticas já custaram biliões de dólares à economia mundial desde os anos 90, com perdas de 1,5% do PIB 'per capita' dos países ricos e de 6,7% nas regiões mais pobres.
Apenas 35 municípios portugueses (11%) se comprometeram com a neutralidade carbónica e só três (Cascais, Azambuja e Lisboa) definiram uma estratégia para a atingir, segundo um estudo da empresa Get2C, hoje divulgado.
Os níveis dos principais gases com efeito de estufa na atmosfera registaram novos recordes em 2021, indica um relatório publicado hoje pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que alerta especialmente para um aumento sem precedentes da concentração de metano.
Alguns dos “sinais vitais” do planeta atingiram o “código vermelho” e a humanidade enfrenta “inequivocamente uma emergência climática”, alerta uma coligação internacional de cientistas, liderada por investigadores da Universidade de Oregon, num relatório divulgado hoje.
Os resultados deste estudo mostram "preocupantes níveis de degradação nos ecossistemas ribeirinhos, com menos de metade dos troços estudados em boa qualidade biológica (42 a 50%, dependendo do elemento biológico - peixe ou invertebrados)", destaca a investigadora Maria João Feio.
Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto recorrem a dados obtidos em expedições no oceano Ártico para estudar a resposta dos microrganismos ao aquecimento global e os riscos da 'Atlantificação'.
As alterações climáticas provocaram, na última década, perdas económicas de mais de 145 mil milhões de euros na União Europeia (UE) e, só em 2020, os prejuízos chegaram aos 12 mil milhões, divulga hoje o Eurostat.
A Universidade de Coimbra (UC) vai liderar um projeto internacional que conta com um financiamento de quatro milhões de euros para desenvolver tecnologias inovadoras que garantam a qualidade da água de consumo.
Em Chaves utiliza-se o calor das águas termais para aquecer cinco edifícios públicos e privados, uma rede de geotermia que está a ser ampliada no âmbito de um projeto-piloto que vai ajudar a reduzir a fatura energética.
Apenas alguns meses depois de enfrentar inundações que destruíram plantações e submergiram comunidades inteiras, milhares de famílias na Amazónia brasileira estão agora lidando com uma seca severa que, pelo menos em algumas áreas, é a pior em décadas.
Mais de 80% dos portugueses defendem que o Governo e/ou a União Europeia “devem agir para baixar os preços dos alimentos sustentáveis”, revela um inquérito europeu do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) divulgado hoje.
Metade dos 500 portugueses inquiridos para o relatório "Consumer Spotlight sobre Casas Eficientes a nível Energético" afirmam que não têm possibilidades económicas para tornar a sua casa mais eficiente e, desta forma, poupar na fatura do gás e eletricidade.
Portugal está cada vez mais ameaçado pela falta de água e pela dependência de energia de países politicamente instáveis, avisa a edição deste ano do Relatório de Ameaças Ecológicas.
A substituição de lâmpadas pelas de baixo consumo, a redução da utilização de produtos descartáveis, a diminuição e separação de resíduos e levar a marmita para o trabalho foram as medidas mais adotadas pelos portugueses para defender os valores ambientais.
Os incêndios florestais, a seca, as alterações climáticas e o desperdício alimentar são as principais preocupações ambientais manifestadas pelos portugueses no III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade, hoje divulgado.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática adiantou hoje que "não existe neste momento qualquer confirmação de redução nas entregas de gás da Nigéria", afirmando não haver "escassez no mercado".
A Alemanha vai prolongar até abril de 2023 a atividade das suas últimas três centrais nucleares, anunciou o chanceler Olaf Scholz, decisão que atrasa o fim dessa fonte de energia, inicialmente prevista para o final deste ano.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) produziu um aerogel com matriz homogénea de sílica e borracha, criando um novo material superisolante ecológico e mais económico, revelou hoje aquela instituição de ensino superior.
Uma ativista portuguesa detida após um protesto ambientalista em Londres encorajou movimentos em Portugal a recorrer a ações de desobediência civil para pressionar o Governo a promover uma transição para uma sociedade vegetariana.
A lixeira de Hulene, na cidade de Maputo, onde 16 pessoas morreram num desabamento em 2018, vai continuar em funcionamento por "mais tempo", por ainda não haver uma "solução definitiva", avançou o município da capital moçambicana.
Menos de um terço dos frigoríficos velhos foi eliminado corretamente em 2020, levando à libertação de gases com efeito de estufa equivalentes a 2,6 milhões de viagens de carro Lisboa-Porto, ida e volta, indica um estudo hoje divulgado.
A antiga chanceler alemã Angela Merkel destacou hoje a urgência do combate às alterações climáticas e à perda da biodiversidade para a sobrevivência da humanidade e reconheceu a importância do contributo da ciência.
Pelo menos seis estudantes foram retidos e identificados dentro do Ministério da Economia e do Mar depois de uma ação de protesto dentro daquela instituição.