A MyCloma, uma marca Portuguesa fundada há um ano por jovens empreendedores que, tendo vindo a afirmar-se como uma referência da economia circular através da compra e venda de roupa em segunda mão, lança uma linha especial de peças de upcycling – processo de transformação de peças de roupa que são “lixo” em peças novas - em colaboração com criadoras da sua comunidade.

O primeiro lançamento conta com a colaboração de quatro criadoras Portuguesas - Beatriz Bilro e a sua avó Rosalina Valadas, Antonella Costa, Melissa Pereira e Margarida Piedade - que trabalharam ativamente neste projeto de moda sustentável no qual a roupa é analisada, desmontada e transformada em novas peças exclusivas de autor através da pintura, desenho, modelação e confeção.

As peças estão disponíveis a partir na plataforma, com preços desde 14,99€, e a MyCloma compromete-se a enviá-las em apenas dois dias úteis.

Margarida Moreninho, responsável pelo projeto na MyCloma, afirma que “este é um projeto de grande importância para nós, não só por termos a possibilidade de lançar uma coleção de upcycling que tem por base a criação de peças de autor através de desperdício têxtil, mas também por podermos ver nascer uma nova marca. Acreditamos que a MyCloma é muito mais do que um site de venda de roupa em segunda mão e que estamos a contribuir e fomentar ativamente um estilo de vida mais sustentável e amigo do Planeta”.

Margarida Piedade, uma das criadoras da coleção, acrescenta: “Quando fui abordada pela equipa da MyCloma sobre a iniciativa deste projeto, soube que fazia todo o sentido participar e desafiar-me. Partindo de uma premissa relevante nos dias de hoje, o impacto da pegada ecológica da indústria da moda, este projeto promove a economia circular e acredito que a partir de uma peça de roupa que já não se usa, se pode renovar e transformar num produto completamente diferente, um chapéu. No final, com uma pitada de PiETá, dei uma nova vida a 13 chapéus!”