Os CTT – Correios de Portugal, em parceria com a Sanjo, lançaram um novo projeto-piloto de utilização de embalagens reutilizáveis que permite que as compras online sejam embaladas em sacos reutilizáveis, como alternativa às embalagens de utilização única.
A Sanjo, marca portuguesa de calçado desportivo 100% nacional, é o primeiro parceiro deste projeto que tem como objetivo reduzir a pegada carbónica associada à distribuição, procurando soluções sustentáveis disruptivas e incentivando a economia circular.
A Embalagem ECO Reutilizável CTT está direcionada aos clientes de e-commerce e apresenta-se como uma alternativa às tradicionais caixas de cartão, sendo passível de ser introduzida múltiplas vezes na rede operacional dos CTT, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos. Com 50 reutilizações da embalagem Eco Reutilizável evita-se a emissão de cerca de 5kg de CO2 para a atmosfera, o equivalente a uma viagem de automóvel de 50km.
Com a subscrição deste serviço por parte dos parceiros (e-sellers), os mesmos passam a ter acesso a embalagens reutilizáveis de forma a acondicionar os seus envios online. Já os compradores (e-buyers) poderão ter a opção de usar esta nova solução de embalagem paralelamente às já existentes.
Ao subscrever este serviço, o comprador terá que devolver a embalagem num conjunto de lojas CTT e marcos de correio selecionados ou diretamente ao distribuidor no ato da entrega da encomenda. Ao devolver a embalagem, para além de se contribuir para uma distribuição mais sustentável, o comprador é ainda recompensado com um voucher de desconto para utilização numa futura compra na loja online de origem da sua encomenda.
Os CTT assumem o compromisso de estar cada vez mais envolvidos com a sustentabilidade, pensando no futuro de todos. Esta atitude é posta em prática todos os dias, inovando nos processos, nos produtos, na tecnologia ao serviço da empresa e em diversas iniciativas e apoios que geram valor para a comunidade.
Os CTT têm empreendido várias medidas de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressas através de um portefólio ecológico ou carbonicamente neutro (Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas) e da aposta na eficiência energética e carbónica. Os CTT têm a maior frota ecológica do setor logístico em Portugal que conta atualmente com 335 veículos alternativos e têm vindo a reduzir a sua pegada carbónica tendo já registado uma redução das emissões carbónicas diretas e indiretas em 27% desde 2013.
Também a Sanjo tem unido esforços para tornar a sua produção mais amiga do ambiente. Embora a marca ainda não se possa assumir como 100% sustentável, as novas coleções apresentam melhorias consideráveis ao nível da produção. Por exemplo, a borracha das solas das icónicas sapatilhas sanjo já não é vulcanizada, mas antes colada e feita a partir de materiais reciclados.
Os produtos químicos foram deixados de lado e o processo de fabrico otimizado, diminuindo o consumo de água e energia. Ao nível da certificação, a marca tem o certificado Pegada de Carbono, que autentica o cumprimento do plano de redução da pegada de carbono, através de ações específicas para redução das emissões de IEC lançados na atmosfera em decorrência da fabricação.
E o certificado Padrão Têxtil Orgânico Global, que garante o cumprimento das normas sociais, ambientais, de saúde e segurança da empresa e a utilização de tecidos certificados para todos os mercados.
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