O estudo foi realizado por uma equipa de cientistas da Áustria, Finlândia e Hungria, que procuravam saber se as árvores tinham ciclos diurnos e noturnos da mesma maneira que as pequenas plantas.

A análise foi realizada em diferentes locais (Finlândia e Áustria) com bétulas "observadas" por scanners a laser, que permitiram verificar alterações físicas, indicadores do sono noturno dessas árvores. Ambas as experiências foram realizadas na mesma época do ano e sob condições semelhantes ao ar livre, especificamente em noites calmas, para garantir uma duração similar noturna.

Quanto ao resultado, comprovaram-se sinais que confirmam que as árvores também descansam, verificando-se pela forma como os galhos das bétulas decaem cerca de 10 centímetros durante noite.

"Os nossos resultados mostram que a árvore dorme à noite, podendo ser visto como uma mudança de posição nas folhas e nos galhos", disse Eetu Puttonen, do Instituto Finlandês de Pesquisa Geoespacial em comunicado.

"As mudanças não são muito grandes, apenas 10 cm, ou dentro desse comprimento, para árvores com uma altura de cerca de 5 metros, mas foram sistemáticas e dentro da precisão de nossos instrumentos".

Num artigo publicado na Frontiers in Plant Science , os cientistas explicaram como examinaram as diferentes bétulas. O estudo conclui que é pouco antes do nascer do sol, quando os galhos das árvores descem um pouco, retomando a sua posição original poucas horas depois.

Especialistas argumentam que essa inclinação deve-se a uma diminuição na pressão da água interna da árvore, um fenómeno conhecido como mudança de turgor.

Como a fotossíntese não é realizada à noite, os analistas dizem que este relaxamento dos galhos é uma maneira, provavelmente, de descansar e economizar energia, tal como os humanos.

Os próximos objetivos ainda dentro deste estudo passar por aplicar a mesma técnica de observação a outras espécies de árvores, para ver se também descansam quando a luz cai.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.