Deixamos aqui algumas dicas que estão ao alcance de todos por forma a contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável, bem como poupar algum dinheiro.

Eletricidade
Quantas vezes sai de uma divisão para outra e deixa as luzes acesas? Pois bem, habitue-se a desligá-las, bem como evitar equipamentos eletrónicos em stand-by. Estes últimos, de que são exemplo as impressoras, faxes, scanners, discos externos, entre outros, acabam por estar a gastar eletricidade mesmo sem estarem a ser utilizados. O ideal será desligar da ficha e ligar quando tiver necessidade. Na senda, outra forma de economizar energia é estipular um tempo mínimo no seu computador, isto é, pode programá-lo para que fique em repouso ao fim de uns minutos de não estar a ser utilizado. Também pode optar por investir em novos aparelhos, por exemplo um monitor LCD que, para além de ser mais económico não prejudica tanto a visão e um computador que utilize uma fonte com PCF (Power Factor Correction – correção do factor de potência) ativo, uma vez que desperdiça menos energia.

Água
É um bem essencial e ainda assim o desperdício é grande! Habitue-se a fechar a torneira quando não a está a usar, ou seja, feche a torneira enquanto está a ensaboar as mãos ou a lavar os dentes. E, caso só haja papel das mãos na casa de banho, 2 toalhas chegam perfeitamente para se secar.

Papel
Pense se é realmente importante imprimir seja o que for e se não tem outra alternativa. Claro que há documentação importante, mas já vão havendo mecanismos e ferramentas que são excelentes alternativas à impressão. Em vez de arquivos físicos pode ter várias pastas com pdf, pode aderir à certificação digital, usar o email em vez de fax (já não será tão habitual, mas ainda assim fica a ideia), alguns recados podem ser colocados no telemóvel, tirar fotografias a determinados documentos com o telemóvel, etc... caso tenha impresso algo que já não precise ou há papelada que quer mandar fora, corte as folhas e prenda-as num dos cantos com agrafador, por fim a fazer blocos de notas/ rascunho.

Plástico
No seu local de trabalho provavelmente existe um daqueles reservatórios de água com copos de plástico para que toda a gente possa usufruir da mesma e, infelizmente, ainda há o hábito de usar um copo de água para cada utilização. Um copo de plástico pode durar uma semana, sendo que o ideal era usar um copo de vidro e ir lavando conforme precise. Pode fazer o mesmo com a máquina de café... usar uma chávena e lavar a mesma para a próxima utilização.

Reciclar
Nem sempre as condições são propícias, mas caso haja espaço não custa ter os caixotes para que possam separar o lixo. Caso contrário, a reciclagem de papel não suja nem incomoda como o restante lixo, logo a sua reciclagem é quase imprescindível. Dividam por dias de semana o responsável por levar o mesmo ao ecoponto.

Luz natural
O ser humano reage melhor aos estímulos naturais, como a luz do dia, em vez de estar fechado. Assim sendo, abra as cortinas e janelas, por fim a manter o ar arejado e aumentar a ventilação proporcionando uma melhoria da qualidade do ar. Além de ajudar a reduzir o consumo de energia, a iluminação solar ajuda no relaxamento visual.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.