Água, luz, gás, telecomunicações, passe de transportes, impostos, ou seguros… Estes são exemplos de alguns dos encargos que todos os meses são colocadas na caixa de correio dos portugueses. Mas qual é a melhor forma de garantir que tem os pagamentos das suas responsabilidades em dia? Apesar de não existirem fórmulas mágicas existem vários mecanismos e meios de pagamento que têm como objetivo facilitar a gestão financeira da vida das famílias. Conheça seis formas de pagar as suas contas.

1. CTT

Nos CTT pode fazer diversos pagamentos relacionados com serviços e até regularizar os seus pagamentos ao Estado. Para realizar o pagamento do serviço deve deslocar-se a qualquer loja CTT onde são aceites pagamentos em dinheiro ou cheque. Deve, no entanto, ter em atenção que nem todas as lojas CTT possuem multibanco e, por isso, se pretende utilizar o cartão de débito ou crédito para efetuar um pagamento é importante esteja devidamente informado sobre se a loja CTT possui este equipamento. Leia o artigo Oito conselhos para fazer compras pela internet

2. Payshop

Os serviços Payshop não servem só para carregar o telemóvel. Em qualquer loja que possua este serviço pode também pagar a sua conta da água, luz, gás, televisão, internet e telefone. Pode igualmente carregar o seu passe social ou efetuar o pagamento de compras pela internet. Leia também o artigo: Aprenda a descodificar o talão de multibanco

3. Paypal

Bastante utilizado para quem costuma fazer compras na internet, o Paypal é um serviço de pagamentos online seguro, já que não necessita de expor os dados do seu cartão de crédito.

Ao utilizar este serviço só precisa de inserir o seu número do cartão uma vez, visto que os dados ficam guardados na base de dados deste serviço. Assim, quando quiser pagar a conta de uma loja online apenas precisa de verificar se tem saldo disponível. Leia o artigo ”Compras online: Conheça os seus direitos”

4. MB Way

O MB Way é um serviço recente lançado pela SIBS. Para utilizá-lo basta fazer a adesão através do multibanco e descarregar a aplicação para o seu ‘smartphone’. De seguida deve associar os seus cartões bancários ao número de telemóvel. Assim pode pagar as suas compras e realizar transferências de forma rápida e simples. Leia também o artigo: Como fazer pagamentos com o telemóvel?

5. Débito Direto

Este é outra das formas preferidas dos portugueses para pagarem as suas contas. O débito direto é um serviço de pagamento, onde mediante a autorização do cliente a empresa pode debitar automaticamente um valor devido por um serviço. Através deste serviço pode pagar as contas referentes a seguros, transportes ou água, entre outros, sem ter que se deslocar ao multibanco. Leia também o artigo: Como dar uma autorização por débito direto?

6. ‘Home-banking’

Utilizar o serviço de ‘home-banking’ disponibilizado pelos bancos é outra das soluções que pode utilizar no conforto da sua casa para pagar as suas contas. Através do acesso à internet, pode realizar o pagamento de qualquer tipo de conta no seu computador, ‘tablet’ ou ‘smartphone’. Mas lembre-se que deve ter alguns cuidados, de forma a não ser vítima de ‘phishing’. Saiba quais no artigo Cuidados ao aceder ao banco pela net.

Leia também:

Oito formas de obter rendimentos extra

Como ganhar dinheiro com a reciclagem?

Quatro despesas que deve considerar se vai viver sozinho

Seis dicas para ter uma alimentação ‘low cost’ saudável

Cinco formas de diminuir o desperdício alimentar em sua casa

Como fazer refeições por menos de 1,25 euros?

Voos baratos: A semana mais em conta para ir de férias

Read more:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.