Os seguros não são todos iguais

Antes de mais é importante que fique claro que os seguros de vida associados ao crédito habitação não são todos iguais. As companhias têm diferentes posicionamentos e pode mesmo acontecer que para poderem baixar o preço sem comprometer a sua margem as companhias têm de criar exclusões ou outras alternativas menos positivas. Acabamos por estar a comparar produtos que não são comparáveis, o que é errado.

O prémio de primeiro ano não é o mais relevante

Muitos mediadores apresentam propostas de prémios de seguro de vida habitação que são muito boas no primeiro ano. Apresentam estas propostas para conquistar o cliente e porque sabem que a inércia de mudança no futuro é muito grande. Assim, conquistam o cliente e ficam descansados que podem ter esse cliente consigo durante vários anos.

O problema está em que estas propostas muitas vezes escondem algo preocupante. Nos primeiros anos o prémio é mais baixo, também porque somos mais novos e o risco de morte é inferior. Mas quando envelhecemos o prémio dispara e acabamos por pagar mais porque deixamos de ter um “desconto de aquisição” como por envelhecermos e o risco de mortalidade aumenta. Ou seja, somos duplamente prejudicados.

Tenha em atenção a alteração das circunstâncias

Alguns seguros têm agravamentos pela profissão ou por alguns hábitos, como sendo o tabaco ou andar de mota. Se algum destes 3 fatores se alterou deve comunicar à companhia de seguros e pedir a revisão do prémio. Imagine que era polícia e passou a ser administrativo noutro serviço (um exemplo hipotético naturalmente). Neste caso o seu risco reduz-se significativamente e o prémio irá cair… se comunicar.

Devemos ter em atenção diversos fatores que nos permitam avaliar uma proposta financeira. No caso do seguro de vida crédito habitação, devemos ter em conta que o prémio vai subir com o tempo, pelo que temos de analisar a poupança ao longo de todo o contrato.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.