Certos produtos foram feitos para nos facilitar a vida no entanto, em fase de crise financeira, é necessário avaliar se precisa mesmo deles. E se isso não fosse suficiente, saiba que muitos destes produtos estão a prejudicar o planeta e até mesmo a sua saúde. Saiba onde pode poupar e contribua para a conservação do ambiente.

Sumo

Um pacote de sumo de fruta pode ser dispendioso especialmente se for feito 100% de fruta. Mas se espreitar a lista de ingredientes ficara desapontado ao perceber que grande parte do que o compõe são açúcares, conservantes, espessantes e outras substâncias prejudiciais à saúde. Porque não deixar de os consumir nesta forma? Opcionalmente faça os sumos em casa usando a fruta mais madura da sua fruteira e verá uma redução na carteira e melhorias na sua saúde.

Sacos

Sejam sacos do lixo ou sacos para armazenar ou congelar alimentos, o planeta agradece se deixar de adquirir estes produtos. As recentes preocupações com o ambiente pedem medidas urgentes e a redução dos plásticos é uma delas. E em termos de poupança, adquirir estes produtos ainda representa uma boa parcela do seu orçamento.

Use os sacos que traz inevitavelmente para casa, utilize baldes do lixo sem saco ou use produtos feitos de outros materiais como o papel. Para armazenar e congelar os alimentos, opte por comprar uma lancheira e dê uso aos velhos amigos Tupperware.

Ambientadores

Os ambientadores contêm químicos nocivos, muitos deles associados a um maior risco de desenvolvimento de certos tipos de cancro. Para quê usar estes produtos em casa? Opte por ambientadores naturais como a lavanda ou velas aromáticas. Os ambientadores de ligar à eletricidade são dispendiosos e vão consumir energia desnecessariamente,

Alimentos de cultivo

Mesmo que não tenha uma quinta com terreno pode plantar ervas aromáticas em casa e poupar dezenas de euros a longo prazo. Será uma opção natural e biológica e o sabor é bem melhor. Especialmente se optar por alimentos como o morango, alface, couve e cebola. E acredite, basta uma varanda luminosa e é possível ter uma autêntica horta em casa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.