Mas há quem ainda gira o seu dinheiro baseando-se em mitos que insistem em prevalecer apesar da educação financeira oferecida pelas instituições bancárias e até mesmo na Internet. Confira a lista abaixo e livre-se de hábitos errados.

Só se consegue poupar o que sobra

Tentar poupar o que sobra ao fim do mês pode ser uma tarefa infrutífera. A verdade é que as pessoas têm tendência a gastar o que têm na conta mesmo quando recebem quantias consideráveis ao final do mês. Para se livrar desse hábito, defina um montante mensal de poupança e coloque-o de parte mal receba o ordenado. O truque é dificultar o acesso a esse dinheiro. Coloque-o numa conta à parte e deixe o cartão em casa, por exemplo.

Pode optar por constituir uma conta poupança que arredonda cada montante gasto ou que coloca automaticamente de parte um determinado valor, semanal ou mensalmente. A ideia é tentar não movimentar o dinheiro, a menos que seja estritamente necessário. Verá que é capaz de poupar bem mais do que acredita.

Tem de desistir de todos os prazeres da vida

As pessoas demasiado focadas na poupança tendem a criar a ilusão de que não podem gastar dinheiro supérfluo em nada na vida. Ora para poupar não precisa de desistir de ir ao cinema, jantar fora ou tirar férias. Pode optar por reduzir os custos associados a tais atividades, como por exemplo, jantando fora apenas uma vez por mês e em locais económicos, aproveitar as promoções dos bilhetes de cinema a um determinado dia da semana ou planeando as próprias férias ao invés de recorrer a uma agência de viagem. Mas não precisa de deixar de se divertir. Coloque de parte um extra destinado a essas atividades e verá que não sofre danos irrecuperáveis.

Poupar e investir são a mesma coisa

Muitas pessoas estão iludidas disto mas a verdade é que a educação financeira passa por perceber onde é que estas atividades se distinguem. Poupar é colocar de parte uma determinada quantia que se irá manter a mesma ao longo tempo, até que reforce o investimento. Ao investir, colherá os lucros caso opte por contas poupança investimento ou investimentos de baixo risco. Mas atenção que deverá sempre pesar os prós e contras de determinada ação. Investir em Bitcoins parece tentador mas lembre-se que caso o preço da moeda desça, irá perder dinheiro com isso. Estude bem cada caso e faça escolhas inteligentes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.