O pagamento das portagens está mais facilitado com a Via Verde. No entanto, este não é o único caso. Se tiver cartão de crédito, pode efetuar o pagamento das portagens com Visa ou Mastercard e ainda existem cartões de crédito que oferecem cashback na Via Verde. Saiba mais aqui.

O termo SCUTS significa “Sem Custos para os Utilizadores” e são autoestradas onde o Estado suportava os custos em regime de portagens. No entanto, isso já não acontece desde 2011. Desde esse ano que a utilização deste tipo de autoestradas é cobrada não ao Estado, mas sim aos consumidores que por lá passem através de portagens eletrónicas.

Como posso pagar SCUTS?

1. Via Verde

Se tiver Via Verde o pagamento de SCUTS é feito de forma automática. Esta modalidade de pagamento dá-lhe a possibilidade de passar neste local sem preocupações, bem como fazer pagamentos em parques de estacionamento e abastecimento de combustível.

2. Pré-pagamento

Com esta modalidade o pagamento tem de ser feito antes de passar pelas SCUTS e os valores são debitados até ao limite do saldo disponível na conta. Se não consumir todo o dinheiro pré-carregado, pode cancelar o serviço e o dinheiro será reembolsado.

Esta modalidade só é possível se tiver um Dispositivo Eletrónico de Matrícula, com utilização restrita ao pagamento de portagens. O pré-pagamento pode ser feito nas lojas CTT, Agentes Payshop ou através de referência de multibanco.

3. Pagamento Payshop e balcões dos CTT

Para efetuar o pagamento com o sistema Payshop deve indicar a sua matrícula. A pós passar pela SCUT, o pagamento tem de ser feito até cinco dias úteis.

Nos balcões dos CTT, basta dirigir-se a um posto de Correio com NAVe e efetuar o pagamento.

4. Multibanco

O pagamento por referência multibanco pode ser feito online, na aplicação dos CTT ou, então, através do envio de uma mensagem. Qualquer que seja a forma escolhida, deve indicar a sua matrícula. Depois disso, vai ser informado sobre o valor a pagar, bem como os dados para efetuar o pagamento.

Quais são os prazos de pagamento?

Os valores referentes às portagens a pagar só estão disponíveis para consulta no site dos CTT dois dias úteis depois de ter passado por aquele local.

Após ter os dados e o valor referente à portagem, tem até cinco dias úteis para efetuar o pagamento. Se este não for feito dentro desse prazo, deixa de ser visível no site dos CTT, mas passam a estar disponíveis no site Pagamento de Portagens.

Depois disso, tem até 30 dias úteis para fazer o pagamento das SCUTS. Se não o fizer, a dívida pode dar origem a um processo de cobrança por parte das Finanças.

Para ter a noção dos custos envolvidos em algumas viagens, a Comparamais ajudou-o a comparar viagens com e sem portagens, tendo em conta um carro urbano a gasóleo.

 Viajar de Lisboa para o Porto

Percurso com portagens

Percurso com portagens

Percurso sem portagens

Percurso sem portagens

Para perceber o valor que lhe vai ser cobrado de portagens para qualquer sítio que vá pode utilizar um calculador de portagens.

Faça a sua viagem e, para evitar as portagens em atraso, adira à Via Verde. Se achar que isso não é vantajoso para si, tenha sempre em atenção os prazos de pagamento.

Pode consultar o artigo completo aqui e ver mais comparações de viagens.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.