Os bancos querem dar crédito

Os bancos ganham dinheiro a conceder crédito aos seus clientes. É o seu negócio. Se não derem crédito fecham as portas. Assim, tendo esta ideia em mente, convém perceber os motivos que levam os bancos a não dar um crédito, pois conhecer estes motivos pode ser o passo inicial para melhorar a nossa saúde financeira.

 Os bancos querem garantir que recebem

O banco não nos dá um crédito se tiver um receio fundado e real que o seu cliente não irá conseguir suportar a prestação. Na prática, a tarefa da gestão de risco das instituições consiste em pesar o risco de incumprimento contra a rentabilidade que consegue retirar das várias operações. Ou seja, quanto maior o risco maior a taxa de juro até que… o risco for demasiado grande para não compensar.

Porque é que não pode ter crédito?

São vários os motivos que levam o banco a querer conceder-lhe crédito. De seguida listamos alguns:

  • Atrasos, penhoras ou insolvência – Se tiver incidentes no Banco de Portugal, se tiver alguma penhora ou se estiver insolvente não vai ter crédito… aliás, nem deveria procurar ter crédito pois estaria a agravar um problema. Nestas situações é aconselhável encontrar alternativas ou soluções.
  • Elevada taxa de esforço – Se o seu rendimento não for suficiente para suportar os seus encargos e as suas prestações será provável que lhe recusem um crédito. Se quiser crédito terá de reduzir as suas prestações ou cortar outros custos de modo a que tenha maior conforto financeiro.
  • Demasiadas linhas de crédito;

Porque é que tem de estar agradecido?

Pode não perceber que uma recusa pode ser algo positivo. Na prática, uma recusa está-lhe a evitar problemas no futuro. Se lhe negam a possibilidade de crédito estão-lhe a dizer que não será prudente ter uma nova prestação. Nunca se esqueça que em caso de incumprimento os bancos de tudo farão para recuperar o seu dinheiro… e isto poderá resultar em penhoras e outras situações desagradáveis.

E agora?

Quer melhorar a sua vida financeira e não sabe por onde começar? Podemos sugerir-lhe que veja as cinco atitudes para garantir o seu sucesso financeiro, algumas ideias para poupar dinheiro, e como evitar uma penhora. 3 artigos do SAPO que o ajudarão a melhorar a sua relação com o dinheiro. Partilhe connosco a sua opinião!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.