Matilde de Saldanha, de 33 anos, mãe de três filhos entre os seis os três anos, é designer gráfica e cria com o marido brindes para empresas. Em Maio vai lançar um site para vender os mais variados artigos para a cozinha. Tudo online.

Filha de uma bem sucedida empresária de vinhos da região do Dão, Matilde tem três irmãs e 11 sobrinhos. A veia empresarial está-lhe seguramente nos genes, já que a avó materna iniciou com a mãe e as tias uma bem sucedida empresa de catering.

A que se dedica a empresa que criou há dez anos com o seu marido?
Chama-se Eddygasproad e fazemos brindes para todo o tipo de empresas que nos fazem encomendas. Estamos sobretudo vocacionados para o desenvolvimento/criação de artigos exclusivos para cada um dos nossos Clientes.

Esses brindes são criados por quem?
Por mim. Fiz o curso de Design no IADE e como tenho formação nesta área sou eu que crio os objectos. Faço os projectos de maquetização e desenvolvimento de propostas, enquanto o meu marido é licenciado em gestão.

O seu marido é o account, estabelece os contactos com os clientes?
Exatamente. Fazemos um trabalho de equipa.

Acaba de criar outra empresa. Está mais virada para os consumidores?
Ao longo dos anos, através do nosso site, recebemos inúmeros pedidos. Acontece que a Eddygasproad tem como quantidade mínima, pedidos com mais de 50 unidades. Por outro lado, reparámos que há inúmeros pedidos relacionados com artigos de cozinha. Por isso criámos a Cookmaniac® onde se pode comprar online artigos de cozinha sem a exigência de quantidades mínimas.

Saiba mais na próxima página

Uma empresa que vende artigos exclusivamente relacionados com o mundo da cozinha?
Sim. Trata-se de artigos de excelente qualidade a preços muito competitivos. Fizemos uma prospecção de mercado e constatámos que não existe em Portugal uma empresa que comercialize artigos com estas características online.

Onde descobre essas novidades?
Ao longo dos anos, temos vindo a estreitar o relacionamento com os nossos parceiros e descobrindo outras oportunidades. Tudo o que temos são coisas giras e sobretudo muito úteis.

Como vai dar a conhecer a sua nova empresa?
Vamos fazer um trabalho de campo de divulgação através de todos os meios disponíveis e também das redes sociais: facebook, pintrest, twitter, blogs, etc. Quem gosta de cozinha vai adorar este site.

Tem artigos exclusivos Cookmaniac?
Não temos pois não é esse o nosso objectivo. Queremos apresentar ao consumidor um leque diversificado de artigos fora do comum. Como por exemplo, um rechaud que levado ao micro-ondas durante 3 minutos, mantém-se quente durante 2 horas, não deixando arrefecer os alimentos. O seu design apelativo permite com grande estilo ser levado à mesa.

Saiba mais na próxima página

Trabalha em casa?
Sim, num espaço à parte. A empresa sou eu e o meu marido.

Quantos filhos tem?
Tenho três, entre os seis e os três anos.

Quando as crianças chegam da escola conseguem libertar-se do escritório?
Nem sempre. É um trabalho muito absorvente porque para além da parte criativa que ocupa horas e horas, temos os contactos com os nossos parceiros internacionais com outros horários. Há dias em que ficamos até às tantas...

Também viaja para o Oriente?
Eu nunca fui. Vai só o meu marido.

Faz algum desporto?
Faço ginástica em casa, e aos sábados vou de bicicleta da minha casa, no Estoril, até ao Guincho. Normalmente vou sozinha mas, por vezes, também vou com amigos.

O seu marido não a acompanha?
Por vezes acompanha, mas ele é sobretudo fanático por futebol. Faz torneios com os amigos e joga duas ou três vezes por semana. E também gosta de montar a cavalo.

Que programas fazem com as crianças aos fins de semana?
Depende. O meu filho mais velho é federado no hóquei em patins no Colégio Salesianos e de vez em quando têm torneios entre escolas. E nesses dias lá vamos nós para qualquer local do país...

Esta sua nova empresa vai ao encontro dos seus gostos pessoais. Também gosta de cozinha?
Gosto imenso. A minha avó tinha uma empresa de catering com a minha mãe e as minhas tias. Preparavam grandes jantares para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e coube-lhe a enorme responsabilidade de fazer o jantar para a rainha de Inglaterra e para o Papa em 1982. A minha tia Joana Mayer ainda continua com a empresa.

As suas irmãs também gostam de cozinha?
A minha irmã mais velha trabalha para a Bimby. É ela que desenvolve algumas das receitas para a revista. Cozinhar um gosto comum a todas as mulheres da minha família.

Texto: Palmira Correia