A sociedade é competitiva e estamos constantemente a ser observados e julgados o que, face a determinadas situações e ocasiões, nos pode deixar um pouco melindrados face a algum tipo de insucesso. A era em que vivemos pressupõe que toda a gente tem de ser bem sucedida, que tudo tem de resultar bem à primeira, induz a que apontemos o dedo aos que falham, mas esquecendo algo muito importante: falhar é um factor chave para alcançar o sucesso!

A partir do momento em que se aceitar que a falha faz parte do processo, tudo irá correr melhor. Não entre num loop emocional nem num estado deprimido e lembre-se que é através de falhas que se fazem grandes descobertas. Nem o mundo teria graça se tudo fosse perfeito, certo?! Assim sendo, e tendo como mote 'falhar, aprender e avançar', saiba como pode contrariar o medo de falhar.

Levante a cabeça e confie em si

Ok, falhou e então?! Aniquile a sua voz interior que o põe para baixo e teima em reforçar aquilo que vez de mal. Não permita que a sua auto estima e a sua capacidade em alcançar aquilo a que se propõe fiquem minadas só porque algo correu menos bem. P'rá frente é que é caminho e de nada servem os lamentos e a auto piedade! O universo fechou-lhe uma porta? A seguir abre-lhe uma janela.

Não se compare aos outros

“Ahhh... gostava tanto de ser como ele! Tem uma vida tão perfeita...” a sério?! A sério que pensa que isto é realmente assim?! Tenha juízo! Mentalize-se de uma coisa... as pessoas são todas diferentes logo, têm gostos e caraterísticas diferentes. Os objetivos delas não são iguais aos seus, nem o percurso e dificuldades. Não obstante, o que é sucesso para si não é sinónimo de sucesso para o outro portanto, agarre-se é à sua determinação, inspire-se e foque-se em si. Cada um sabe de si!

Tudo é aprendizagem

Caiu?! Então levante-se e ande! Ninguém lhe diz que não custa a sensação de falhar, mas custa muito mais se se entregar a esse estado. Mude a sua maneira de pensar, ou seja, face a uma falha, pense no que fez de menos bem e que poderia ter feito melhor e agarre esse conhecimento e faça de maneira diferente na próxima vez. Tal conhecimento vai ser útil para si e para os outros e não se esqueça... a falha ajuda a ser melhor e a ficar mais forte face a algumas adversidades.

Escreva

É terapêutico, sabia?! Quer seja um diário quer sejam folhas com rabiscos dos seus desabafos que depois manda fora, escrever ajuda a descomprimir e a acalmar. Não obstante, pode ajudar consideravelmente a refletir sobre determinados atos e ações.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.