Todas as noites, participamos numa longa metragem. Durante 100 minutos somos actores ou realizadores de verdadeiros épicos que se desenrolam na nossa mente. Falamos dos sonhos, elementos essenciais da saúde mental que, dependendo do seu desenrolar, nos confortam ou perturbam. Podemos defini-los como a expressão de pensamentos, sentimentos ou sensações que vivemos e, mais tarde, são recriados na mente em cenários sensoriais.

O nosso córtex sensorial, é estimulado durante o sono REM, sigla de Rapid Eye Movement, altura em que as ondas cerebrais estão mais ativas e processam a informação acumulada durante o dia. A reacção mais comum ao acordar é pensar que um sonho não faz sentido. Isso é normal, pois "os sonhos desaf iam as leis da lógica e as categorias de espaço e tempo", conta Sandra Gonçalves, que diz que "sonhar é vital para o equilíbrio psicológico".

"Os sonhos contribuem para a digestão psicológica das nossas experiências", acrescenta ainda a psicóloga. Assim, quando dorme não só restabelece o corpo, mas também a mente. Todos os sonhos têm um significado e se não se lembra do que sonhou não é porque não o faça, mas antes sinal que precisa de treinar a memória. Entre connosco neste universo e descubra o que se esconde por detrás de alguns dos sonhos mais comuns e recorrentes.

1. Ser perseguido

Foge de alguém ou de um animal que o persegue sem tréguas, mas acorda sempre antes de ser apanhado? Este sonho acompanha o homem desde a era primitiva, altura em que este era obrigado a lutar e a fugir de animais selvagens e membros de outras tribos rivais. Crê-se que é uma resposta natural aos períodos de stress que vivemos diariamente. Hoje em dia, estes monstros foram substituídos por outros de carácter emocional como a ansiedade, inveja e até mesmo o ódio.

2. Cair

Está a avançar por um caminho, quando o chão desaparece sob os seus pés, vê-se em queda livre e acorda antes de chegar ao solo. Trata-se de outro sonho com origem no homem primitivo, quando este corria risco de vida ao trepar as árvores em busca de comida. Envolve sempre uma situação de vida ou morte e, no sonho, as árvores podem ser substituídas por edifícios altos ou elevadores.

Este tipo de imagem reflete uma situação de insegurança, em que quem sonha sente a falta de uma rede de apoio à sua volta. Acordar a meio de um sonho é um mecanismo de defesa amplamente usado para escapar ao perigo personificado neste tipo de situação. Também costuma suceder consigo? Este comportamento é mais comum do que aquilo que, à partida, possa considerar.

3. Estar totalmente ou parcialmente nu em público

Está no seu local de trabalho ou na rua e percebe que se encontra nu! Este é um sonho que ocorre em todas as idades, inclusive crianças, e envolve sentimentos de exposição, vulnerabilidade e vergonha. A forma mais comum do sonho envolve uma nudez parcial e o seu significado varia consoante o local onde ocorre.

Se, por exemplo, o sonho decorre no local de trabalho pode sugerir sentimentos de inadequação com o trabalho que desempenha. Outro significado sugere que as roupas representam a nossa máscara social e ao libertar-mo-nos delas queremos dar-nos a conhecer melhor a quem nos rodeia.

4. Morrer

Sonha com a sua própria morte ou com a morte de um ente querido? Regra geral, é um sonho altamente perturbador, mas também bastante comum. O seu significado acaba por ser positivo pois está associado a um corte com uma parte da nossa vida que não nos satisfaz. Além disso, pode ser indicador de um choque emocional recente do qual ainda não recuperou ou de que está constantemente a ser alvo de agressividade ou pressão, sentindo-se literalmente debaixo de fogo.

5. Sexo com um estranho ou com um colega de trabalho 

Sonha que tem relações sexuais com um alguém totalmente inesperado, um estranho, um colega de trabalho ou até um amigo? Há sonhos que nem às paredes se confessam e alguns podem incluir pessoas totalmente inusitadas, como colegas de trabalho e desconhecidos. O significado pode ser uma mera compensação onírica por uma vida sexual monótona ou inexistente.

Não sendo esta a situação, é possível que o amante do seu sonho personifique uma qualidade que gostaria de adotar como, por exemplo, um desejo de poder, no caso de se tratar de um sonho erótico com o seu patrão. Ao contrário do que possa, à partida pensar, este é um sonho muito recorrente, garantem muitos especialistas.

6. Nadar

Nada no oceano sem se cansar, apenas rodeada por uma imensidão de água. A água está ligada à fonte da vida, por isso o mar é uma metáfora para a fonte da nossa inspiração e do nosso potencial criativo. Pode significar que está na altura de se deixar levar pela sua criatividade. O mar também representa o nosso insconsciente, pelo que outro dos significados deste sonho prende-se com a vontade explorar os seus sentimentos mais ocultos, para compreender a total profundidade dos mesmos.

7. Voar

Está a andar e, de repente, sente que os seus pés se levantaram do solo e está voar sentindo-se imensamente feliz. Este é um sonho comum e reflete a vontade de gozar a sensação de liberdade, longe das amarras impostas pela vida de todos os dias. Pode também indicar que considera as exigências do seu dia-a-dia monótonas e tenta escapar voando para o seu próprio mundo.

Outra interpretação possível é tratar-se de um sonho construtivo que lhe demonstra que necessita de ir mais longe usando as suas aptidões naturais, que podem estar subaproveitadas ou até mesmo menosprezadas. Há também quem o entenda ainda como um incentivo para repetir aquela sensação de felicidade na sua vida diária.

8. Dentes a cair

Sonha que range os dentes e estes caem da sua boca. Já alguma vez lhe aconteceu? A menos que tenha uma hora marcada no dentista no dia seguinte, este sonho, também ele na lista dos mais comuns, tem diversos significados simbólicos, acreditando-se, no entanto, que se encontra ligado diretamente à raiva.

Como os dentes são essenciais para mastigar e agarrar os alimentos, este sonho pode simbolizar a necessidade de tomar medidas para se tornar mais enérgica e agarrar a vida de uma forma mais positiva. Reflecte também uma preocupação com a maneira como os outros a vêem, nomeadamente ao nível da sua aparência e do receio de não
transmitir uma boa imagem de si próprio.

9. Destruição em casa

Ameaçada ou cada vez mais ampla, a casa é o espelho do que sentimos. Se sonha com a destruição da sua propriedade por um desastre como um incêndio, provavelmente um dos aspetos importantes da sua vida encontra-se sobre ameaça. A casa é a metáfora para a nossa personalidade e se sonha que está a descobrir quartos novos, possivelmente também está a descobrir coisas novas em si.

Todos os sonhos que envolvam reparações ou melhorias na sua casa revelam que um aspeto muito importante da sua vida se encontra em evolução. No caso de sonhar com divisões que precisam de obras ou de acidentes domésticos que danificam a sua habitação, pare para refletir sobre o que o anda a preocupar.

10. Desempenho fraco num teste

Percorre as salas à procura do local do teste, mas em vão. Finalmente chega e já começaram sem a sua presença? Não desespere! Este sonho pode ocorrer muitos anos depois de abandonar os bancos da escola, especialmente se se sentir a ser posto à prova na sua vida quotidiana.

Confrontado com uma nova relação ou novo desafio profissional sente que não está completamente preparado, o que espoleta sentimentos de insegurança. Os testes mostram as nossas capacidades aos outros e ao falhar revelamos que não nos encontramos à altura dos padrões que estabelecemos para nós próprios.

11. Estar perdido

Está perdido e não consegue, por mais que tente, encontrar o caminho de regresso à sua casa? O significado mais direto deste sonho tem a ver com uma falta de realização profissional ou pessoal, em que a pessoa em causa ainda não sabe o que fazer para alterar a situação.

Pode também indicar que procura voltar a um local onde viveu momentos felizes, o que demonstra que a sua vida atual não é satisfatória, de acordo com a opinião de muitos especialistas. Se o local que procura está associado à sua juventude ou até mesmo à sua infância, este sonho, também ele muito habitual e recorrente, demonstra ainda que tem dificuldade em lidar com o facto de estar a envelhecer.

Texto: Paula Nascimento com Sandra Gonçalves (psicóloga)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.