Quer na sua vida pessoal quer profissional, ser simpático e agradável é uma caraterística altamente valorizada. É uma das qualidades que o irá destacar no relacionamento com os outros. Ainda que hajam pessoas onde isto é inato, é algo que pode aprimorar e aprender desde que seja genuíno, ou seja, não adianta colocar a máscara e tentar agradar a gregos e a troianos e em determinado momento isso muda. A necessidade de aprovação não pode ser o mote para que decida ser agradável. Mesmo que não tenha a certeza que é alguém agradável para se estar, leia alguns dos requisitos e veja se se identifica:
Atenciosos e prestativos
São pessoas a quem terceiros pedem ajuda porque sabem que irão ser ajudados ou apoiados, nem que seja com uma palavra amiga. Estão sempre disponíveis e preocupam-se com as necessidades e sentimentos dos outros.
Positivos
Tentam sempre ver o lado positivo das coisas e com um sorriso nos lábios. Minimizam os problemas transmitindo uma sensação de paz de espírito e tentam aliviar um clima reativo. Não obstante, em caso de fracasso, assumem e seguem em frente tentando aprender com os mesmos em vez de se lamentarem.
Mente aberta
Já alguém lhe disse “Não vou falar com o X acerca disto”?! Pois bem, só mostra que é uma pessoa fechada relativamente a determinado assunto. Quem assim age só se rodeia de pessoas que pensam parecido e a um nível empresarial, por exemplo, é algo que não lhe dá grande crescimento pessoal com chances de progressão na carreira.
Quem tem uma mente aberta é alguém que deixa os outros entrarem na sua vida e os outros estarão sempre mais dispostos a ser mais comunicativos. Sabem que não serão julgados e que não há problema em serem vulneráveis.
Curiosos
Por norma mostram sempre interesse com quem estão a conversar em vez de fazerem palestras sobre eles mesmos. Os outros gostam de partilhar as suas histórias, ideias e experiências porque sentem que há curiosidade no recetor e que este está sempre disposto a ouvir, a aprender e é respeitoso, uma vez que não se distrai com quem está a interagir.
Pontuais
Como é um sinal de respeito e consideração pelo outro, evitam qualquer tipo de atrasos.
Não julgam
Ainda que possam não compreender determinada ação ou comportamento do outro, sabem que cada indivíduo é diferente e não criticam as escolhas. Inevitavelmente as pessoas irão sentir-se bem mais confortáveis em partilhar algo com alguém que sabem que o vão respeitar e apesar das diferenças... apoiar!
Autênticos
Apreciam a honestidade e, como tal, há a tendência de dizerem o que pensam e sentem-se confortáveis em pedir ajuda ou opinião. Não obstante, a sua postura costuma ser sempre a mesma em qualquer circunstância não oscilando muito nas suas reações (positivas ou negativas), até porque têm noção que o silêncio, muitas das vezes, vale mais do que palavras ofensivas.
Comentários