Segundo um estudo realizado pela Kaspersky Lab, apenas 36% dos utilizadores de redes sociais reforçam os ajustes de privacidade das suas contas pessoais, sendo que 13% publicam os seus posts ou imagens em modo totalmente público e aberto.

Mas não fica por aqui. Também o WhatsApp ou Snapchat são utilizados para partilhar tudo e mais alguma coisa. A imprudência dos utilizadores chega ao ponto de muitos destes jovens trocarem ou partilharem imagens de conteúdo íntimo ou sexual, sem saber que tanto as redes sociais como as aplicações de mensagens instantâneas são uma grande arma para quem quer espiar, por exemplo ex-namorados, namorados ciumentos e até cibercriminosos.

Acostumados a partilhar tudo o que acontece nas suas vidas, é de esperar que no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, as redes sociais e aplicações de mensagens se inundem de conteúdos de todo o tipo. Mas nem só os namorados são os protagonistas desta data especial. Qualquer pessoa pode sofrer um contratempo com os chamados amigos “virtuais”.

Segundo Alfonso Ramírez, diretor geral da Kaspersky Lab Iberia, “é necessário que os jovens tenham mais cuidados quanto à informação que publicam ou partilham, sobretudo com desconhecidos. O mundo virtual está cheio de armadilhas, pelo que é essencial proteger a nossa informação pessoal, sob pena de alguém lhe deitar a mão”.

Neste sentido, siga algumas recomendações:

1. Ajuste o seu nível de privacidade em todas as redes sociais que utiliza. Só desta forma poderá controlar o conteúdo que é visível aos seus amigos e evitará que seja consultado por curiosos ou estranhos.

2. Se no Dia dos Namorados se sentir sozinho e receber um pedido de amizade de algum desconhecido, não aceite. Pode ser alguém mal-intencionado ou até um cibercriminoso que queira deitar a mão aos seus dados.

3. Tenha cuidado com o que partilha e com quem. Embora possa confiar na pessoa, nunca sabe se essa imagem que lhe resolveu mandar acabará, ou não, por ser difundida sem o seu consentimento.

4. Instale uma solução de segurança que o proteja do phishing ou da infeção por malware. Evite também divulgar dados pessoais em páginas web pouco seguras ou de reputação duvidosa.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.