Tendo ou não pé diabético, o indivíduo diagnosticado com diabetes deverá sempre ter uma atenção acrescida com os seus pés. Os conselhos são do podologista Francisco Oliveira Freitas.
Estima-se que um em cada 500 recém-nascidos e 1 a 3% das crianças tenham perdas auditivas assimétricas. Essa prevalência aumenta com o envelhecimento da população. Toma nota das explicações dos médicos Tammy Messias Takara, Guilherme Machado de Carvalho e Sousa Vieira.
Trata-se de uma perturbação crónica que se manifesta no desejo incontrolável de arrancar os próprios cabelos, sendo os locais mais frequentes o couro cabeludo, as sobrancelhas e as pestanas. Apesar de não se falar muito dela, é muito comum.
Tártaro ou cálculo, conforme pode ser designado, é uma forma de placa bacteriana endurecida por precipitação de minerais da saliva ou fluido gengival crevicular sobre a estrutura dentária. Os conselhos são dos médicos dentistas Marta T. Dias e Olívio Lopes Dias.
O sistema de saúde da Suécia é considerado um dos melhores do mundo. Mas não é perfeito. É na enfermagem que se esconde o "calcanhar de Aquiles" dos hospitais suecos: tem falta de profissionais porque são mal pagos.
Estão casados há mais de 80 anos e juntos ultrapassam as duas centenas de aniversários. Os japoneses Miyako e Masao Matsumoto são o casal mais velho vivo, um recorde que os fez entrar recentemente para o livro de recordes do Guinness.
Kaleb Bussenschutt, australiano, foi notícia em 2009 por ser alérgico a todos os alimentos e bebidas, tendo de ser alimentado pela barriga através de um tubo. Apesar de rara, esta está, contudo, longe de ser a única insólita. Descubra outras 19!
Nativa do continente africano, é atualmente uma das mais usadas para estimular o trânsito intestinal, devido a uma forte presença de antraquinonas. Pelos seus efeitos benéficos, é também um importante auxiliar no tratamento da obesidade.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluídos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. As explicações são da fisioterapeuta Natália Carvalho.
Com a chegada da adolescência, há um número enorme de alterações emocionais, psicológicas e físicas. Entre estas mudanças está o aparecimento da acne que é um problema que afeta 90% dos adolescentes na Europa. Os conselhos e explicações são da farmacêutica Marta Alves.
Transmitem uma desagradável sensação de insegurança e podem ser um dos sintomas de uma doença mais grave. 20% das pessoas entre os 18 e os 65 anos já sentiu um episódio de alteração do equilíbrio. Aprenda a lidar com o problema.
Nunca se fez tão pouco como nos dias que correm, como alertam muitas investigações internacionais, mas a verdade é que o organismo ressente-se dessa falta, garantem os especialistas. Conheça os principais benefícios de uma vida sexual ativa.
A diarreia é definida pelo aumento do volume e frequência das dejeções ou diminuição da consistência das fezes. Pode ser evitada e tratada. Saiba como.
A diarreia consiste no aumento do volume, fluidez ou frequência das defecação e pode ser particularmente perigosa em idosos. Saiba porquê e como evitar este problema de saúde.
O "biofeedback" é o principal componente daquilo que designamos globalmente por “reabilitação do pavimento pélvico”, o termo utilizado para designar a fisioterapia direcionada aos músculos pélvicos com o objetivo de repor a normalidade de uma ou mais funções do mesmo. As explicações são do médico ur
Provocam um medo quase incontrolável e chegam mesmo, nalguns casos, a confundir-se com um enfarte. Afetam mais de um terço da população adulta mas, na realidade, são poucos os que sabem lidar com eles. Veja o que deve fazer para os enfrentar.
A Síndrome do Intestino Curto é a causa mais frequente de falência intestinal crónica mas, mesmo assim, é uma doença rara. Estima-se que em Portugal hajam poucas dezenas de pessoas com Síndrome do Intestino Curto. As explicações são do professor Jorge Fonseca, médico gastroenterologista no Hospital
O primeiro socorro pode ser a fronteira entre um final feliz ou um desfecho a lamentar. A Cruz Vermelha Portuguesa explica como deve proceder em caso de perigo na água. Recomendações úteis que toda a gente deveria saber.
Graças aos avanços nos tratamentos, muitas formas de cancro infantil deixaram de ser uma sentença de morte. Nas últimas décadas, a taxa de sobrevida global aumentou para quase 90%, o que significa que até o ano 2020, existirão cerca meio milhão de sobreviventes só nos Estados Unidos.
A rapidez é fundamental em caso de alerta. Em parceria com a Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa, indicamos-lhe todos os passos que deve seguir para prevenir esta situação e até mesmo o que precisa de saber para poder salvar vidas.