A xerostomia caracteriza-se por uma diminuição da quantidade ou qualidade de saliva, dando origem à sensação de boca seca. É caracterizada pela sensação frequente de boca pegajosa, lesões bucais (feridas na boca, pele dos cantos da boca gretada), dificuldade em mastigar ou mesmo falar e mau hálito, entre outras. Conheça algumas causas.

1. Efeitos secundários de alguns medicamentos

Centenas de remédios podem causar boca seca, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos e fármacos para a tensão alta e depressão.

10 frutas frescas que enganam a gulosice (e emagrecem)
10 frutas frescas que enganam a gulosice (e emagrecem)
Ver artigo

2. Doenças ou infeções

Doenças que afetam as glândulas salivares, como a síndrome de Sjögren, uma doença auto imune, podem causar boca e olhos secos.

3. Respiração pela boca

Ter respiração bucal crónica pode ser uma das causas da sua boca seca. Se sofre de alergias, rinite alérgica ou tem um desvio do septo nasal também é provável que respire mais pela boca.

4. Desidratação

Se beber pouca água pode, de facto, ficar desidratado e sentir a boca seca.

5. Stress

Está entre as principais causas de xerostomia. Sabe-se que, em alguns casos, medicamentos  prescritos para tratar o stress podem agravar ainda mais o quadro de secura bucal.

6. Danos nervosos

A xerostomia pode resultar dos danos nervosos causados pela doença ou cirurgia da região da cabeça e pescoço.

7. Idade

Estudos mostram que à medida que vamos envelhecendo vamos produzindo menos saliva.

10 partes do corpo sem as quais podemos viver
10 partes do corpo sem as quais podemos viver
Ver artigo

8. Diabetes

A boca seca na diabetes é muito comum e pode ser causada pela poliuria, excesso de urina. Neste caso, o que se pode fazer para evitar a boca seca é aumentar a ingestão de água. O médico também poderá avaliar a possibilidade de trocar os medicamentos para a diabetes.

9. Radioterapia

As glândulas salivares podem ser danificadas se sua cabeça ou pescoço forem expostos à radiação durante este tratamento contra o cancro. A perda da saliva pode ser total ou parcial, permanente ou temporária.

10. Tabaco

Muitos fumadores de cachimbo, charuto e tabaco apresentam boca seca. O tabagismo e o alcoolismo reduzem substancialmente a secreção da saliva e proporciona a hipossalivação na boca.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.