Entre os desejos formulados no início de um novo ano, o de muita saúde é um dos mais habituais. Desejamo-lo aos que nos são queridos e a nós próprios, mas, na prática, de um modo geral, tendemos a esquecer-nos de o incluir na agenda. Para a ajudar a torná-lo uma prioridade, eis as consultas e os exames que deve realizar ao longo dos meses que se seguem se tem entre 30 e 50 anos. Uma lista que deve consultar em todas as alturas para se certificar que não se está a esquecer de nenhum.

Exames a fazer uma vez por ano:

- Check-up

Deve ir ao médico fazer uma avaliação geral, o que envolve observação clínica, medição da tensão arterial, análises da urina, colesterol, glicemia, ureia, entre outros parâmetros, como o rastreio da hepatite e VIH, caso se justifique.

- Exame oftalmológico

Mesmo que não tenha problemas de visão, o ideal é visitar o médico oftalmologista uma vez por ano; caso já lhe tenha sido detetada uma doença oftalmológica, poderá ser necessário um controlo mais regular.

- Consulta ginecológica

No caso das mulheres, permite detetar tumores e lesões na vagina, colo do útero e mama. O ginecologista poderá indicar-lhe a realização de uma citologia, o famoso exame de Papanicolau, que ajuda a prevenir e diagnosticar o cancro do colo do útero. Salvo casos especiais, é feita a cada três anos.

Veja na página seguinte: Os exames a fazer duas vezes por ano


Exames a fazer duas vezes por ano:

- Consulta dentária

De seis em seis meses, deve avaliar o estado da sua boca numa consulta dentária, além de fazer uma limpeza no higienista. Assim, protegerá o seu sorriso de cáries e prevenirá doenças como a periodontite.

Os exames indispensáveis:

- Autoexame da pele

Analisar os seus sinais cutâneos tendo em conta alterações na simetria, rebordo, diâmetro e cor é fundamental para se proteger do cancro cutâneo. Se a sua pele é clara, deve também marcar uma consulta de dermatologia anualmente.

- Autoexame da mama

Deve fazê-lo todos os meses, cinco a oito dias após a menstruação, de preferência no banho. Se já deixou de ser menstruada ou a menstruação começa a ser irregular, faça-o nos primeiros três dias do mês. Se notar alguma alteração no peito, contacte de imediato o seu médico.

Veja na página seguinte: 3 exames que protegem a sua vida em qualquer altura

3 exames que protegem a sua vida em qualquer altura:

- Mamografia

Se tem antecedentes familiares de cancro da mama (mãe, avós ou tias), deverá fazer a primeira mamografia entre os 30 e os 35 anos. Se não tem, faça-a entre os 35 e os 40 anos. Se não forem detetadas alterações, repita após os 40 anos e, a partir daí, anualmente ou de dois em dois. A partir dos 50, faça-o uma vez por ano.

- Densitometria óssea

Embora seja recomendada em idades mais tardias, pode ser realizada a partir dos 40 anos em caso de menopausa precoce, no caso das mulheres. A magreza excessiva e o tabagismo, por exemplo, podem indicá-la mais cedo e com repetição bienal ou trienal.

- Colonoscopia

Permite o diagnóstico precoce do cancro do cólon. Em caso de antecedentes familiares de pólipos ou tumores intestinais, deve ser feita cerca de dez anos antes da idade em que a doença foi detetada no familiar. Caso contrário, é indicada a partir dos 50 anos.

Texto: Rita Miguel com Nuno Monteiro Pereira (urologista e diretor da Clínica do Homem e da Mulher)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.