Existem assuntos sobre os quais muitas pessoas, por vergonha, não falam. Mesmo que este tema seja embaraçoso para algumas mentes mais fechadas, é preciso conhecer os sintomas da presença de sangue nas fazes, uma situação que se pode verificar ocasionalmente. Veja, de seguida, algumas das causas possíveis de um problema que, a ocorrer, deve ser rapidamente visto e acompanhado por um especialista.
Hemorroidas
As hemorroidas são uma massa de tecido no canal anal, rodeada por fibras musculares e elásticas. Muitas pessoas assumem erroneamente que as hemorroidas são uma espécie de doença ou anormalidade, mas na verdade todas as pessoas as têm, independentemente da raça, idade ou género. As hemorroidas são uma parte normal do tecido anal e funcionam como uma espécie de porta que fecha a entrada anal.
Começam a apresentar problemas se se tornam dolorosas, irritadas e se se verificar a presença de sangue nas fezes. Quais são os sintomas mais comuns das hemorroidas? Além de uma sensação desagradável no reto e dor durante a excreção, a sensação de ter algo a sair pelo reto e uma sensação de inchaço na zona.
O sangue nas fezes é normalmente sinal de hemorroidas interiores e normalmente deteta a sangue no papel higiénico caso a hemorroida esteja lacerada ou irritada. Os médicos avisam que a presença de sangue vermelho claro é sinal de hemorroidas, enquanto sangue vermelho mais escuro normalmente é indicativo de sangramento numa parte mais profunda do reto, o que não costuma ser sinal de hemorróidas.
Fissuras anais
As fissuras anais podem estar presentes na abertura anal. As fissuras anais podem ser temporárias, mas se persistirem durante mais de seis semanas, há sinais de dor crónica. Os sintomas são muito semelhantes aos das hemorroidas, porque o paciente sente ardor e comichão e deteta sangue nas fezes. O sangramento ocorre frequentemente no início do problema, enquanto a fase crónica não costuma apresentar sangramento. Algumas pessoas sentem comichão na pele que rodeia o ânus.
Cancro colo-retal e pólipos
O cancro é a razão mais perigosa para a presença de sangue nas fezes e afeta os órgãos excretores, bem como os tecidos que os rodeiam. Este tipo de cancro pode desenvolver-se e formar tumores no intestino delgado e no grosso, bem como no reto. Os tumores benignos, que não colocam o paciente em perigo de vida, chamam-se pólipos. Os tumores malignos são cancerosos e especialmente perigosos porque podem alastrar-se para outros órgãos.
Os pólipos podem ser removidos através de uma colonoscopia, o exame endoscópico do cólon. É muito importante que os tumores sejam removidos a tempo, caso contrário podem tornar-se cancerosos. Os tumores mais malignos desenvolvem-se a partir de pólipos e alguns acabam por afectar o fígado e os rins.
Além da presença de sangue nas fezes, existem outros sintomas frequentes do cancro colo-retal. A lista inclui uma possível alteração nos hábitos de excreção (mais ou menos frequente), problemas de excreção e diarreia. A sensação de que ainda precisa de ir à casa de banho depois de evacuar e dor também são muito comuns.
O que fazer se detetar sangue nas fezes
O primeiro conselho não podia ser mais direto. Vá ao médico! Mesmo que só tenha hemorroidas, não pode estar certo da causa para tal sem ser examinado, e, além disso, adiar a situação só a torna pior. Os pólipos e as hemorroidas, totalmente inofensivos, podem transformar-se em cancro mas, se tudo estiver bem, a dor deverá desaparecer pouco depois de consultar o médico.
Comentários