Hemorroidas são vasos sanguíneos normais que existem no canal anal de todas as pessoas.

Fala-se em doença hemorroidária quando existem queixas atribuíveis às hemorroidas.

Atendendo a que as hemorroidas são estruturas normais, só se efetua tratamento quando existem sintomas. É essencial combater a obstipação de modo a reduzir o esforço durante a defecação.

É aconselhável evitar determinados alimentos que têm uma ação irritante e aumentam as queixas, nomeadamente perante a ingestão de álcool e/ou de especiarias fortes como a pimenta.

Tratamento

O uso de pomadas e supositórios com efeito analgésico e com vitamina A, bem como comprimidos para fortalecer as veias (venotrópicos como as diosminas), diminuem a inflamação das hemorroidas, levando ao alívio temporário das queixas durante as crises. Na trombose hemorroidária pode ser útil fazer banhos de assento com água morna, podendo o coágulo desaparecer em quatro a seis semanas.

No entanto, não raramente, é necessário abrir a veia e remover o coágulo de modo a obter um alívio rápido das queixas. Quando a terapêutica prévia não é eficaz, é necessário recorrer a tratamentos instrumentais como, por exemplo, laqueação elástica, injeção de produtos esclerosantes, infravermelhos ou crioterapia.

Os procedimentos de laqueação elástica, injeção de produtos esclerosantes, infravermelhos ou crioterapia, que permitem secar as hemorroidas sem recurso à cirurgia, são geralmente bem tolerados, sem complicações significativas, necessitando habitualmente de várias sessões.

Quando as hemorroidas são muito volumosas ou os tratamentos anteriores falham, a solução é cirúrgica.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser suspeitado perante os sintomas referidos.

Se existe prolapso acentuado ou trombose hemorroidária, a simples observação da região anal permite o diagnóstico. No entanto, como é frequente a hemorragia e outras causas podem estar presentes, deve sempre procurar o seu médico para que lhe seja pedido exame endoscópico ao intestino (colonoscopia).

Sintomas

A queixa mais frequente é a hemorragia. O sintoma mais frequente é a hemorragia, durante e após a defecação, deixando no papel higiénico, sinais de fezes raiadas de sangue ou pingar na sanita. O desconforto anal com humidade e prurido (comichão) também são comuns.

Pode ocorrer saliência através do canal anal, inicialmente durante as dejeções com retorno espontâneo, mas em fases mais avançadas pode ser necessário reduzir (colocar para dentro) anualmente.

Quando se forma um coágulo numa das hemorroidas (trombose hemorroidária) verifica-se aumento e volume local e dor intensa.

Como aparecem as hemorroidas

As veias dilatam e inflamam, podendo fazer saliência. Quando estas veias são continuamente submetidas a esforço, elas dilatam e inflamam.

Nessas situações, podem fazer saliência, surgindo formações arredondadas à volta do ânus. O fator mais frequentemente associado ao alargamento das hemorroidas é a obstipação (prisão de ventre). No entanto, a diarreia crónica, tosse frequente e gravidez também podem contribuir para o seu aparecimento.