
A rosácea é uma doença crónica e frequente da pele que afecta sobretudo a face e que se caracteriza inicialmente por vermelhidão e posteriormente por vermelhidão persistente. Em geral, a rosácea tem um longo período de evolução. Inicialmente pode manifestar-se como uma tendência a corar com facilidade. Na rosácea ligeira ou moderada existem tratamentos de aplicação direta sobre a pele (tratamento por via tópica), enquanto que nas formas intensas, por vezes, é indispensável um tratamento sistémico que consiste em comprimidos. Dependendo de cada pessoa, as manchas na pele alastram para a zona nasal e malar. Em casos mais graves pode chegar ao queixo, pescoço e peito.
Para combater a rosácea deve ter cuidado na limpeza e tratamento da pele, de forma continuada e diária. Utilize apenas produtos adequados à rosácea e se puder tome bastante vitamina B e C. Por outro lado é fundamental que viva mediante uma alimentação equilibrada, adequada e proporcional, evitando os excessos alimentares e eliminando determinados alimentos da sua dieta alimentar. Também deve ser seguida por um especialista, pois poderá ser necessário a aplicação de técnicas inovadoras e eficazes no sentido de melhorar consideravelmente a sua vida. Existem hoje soluções, nomeadamente lasers, específicas para o tratamento deste rubor facial.
Para disfarçar pode aplicar alguma maquilhagem como uma simples base. Para melhores resultados misturar, ou aplicar diretamente antes da base, um corretor verde. O verde vai anular os tons vermelhos, sendo um produto bastante eficaz para cobrir as zonas afetadas.
Comentários