Estalar os dedos é um hábito comum que qualquer um de nós pode desenvolver. Embora isso possa trazer uma ótima sensação para os seus dedos, as pessoas ao seu redor podem ficar irritadas e, pior, você pode ter alguns efeitos colaterais indesejados a longo prazo. É provável já ter ouvido que não deve estalar os dedos porque, ou eles podem entortar, ou pode ficar com artrite. Mas será que este hábito faz assim tão mal?
Alguns estudos indicam que é perigoso, principalmente quando o fazemos de maneira voluntária e sem nenhuma razão. Ao estalar os dedos, o espaço entre as articulações aumenta, porque os gases que se dissolvem no líquido sinovial formam bolhas. Quando as pequenas bolhas se juntam, elas formam outras ainda maiores que ’explodem’ ao entrar mais líquido nos espaços formados. O estalar dos dedos deve acontecer 15 minutos após este processo, que é o tempo de que a articulação precisa para voltar ao seu tamanho normal e que os gases precisam para se dissolver no líquido sinovial. Por outro lado, sabe-se que existe uma sensação de relaxamento ao estalar os ossos, e é por isso que muitas pessoas o fazem frequentemente. Mas é preciso saber que esse movimento é brusco, inconsciente e desequilibrado para nossas articulações, e isso pode provocar não apenas um desgaste, mas também fissuras nos ossos.
No entanto ainda não está comprovado que causa artrite. Para provar que estalar os dedos não causa artrite o doutor Donald Unger inseriu-se num caso de auto investigação. Durante mais de 60 anos ele estalou os dedos da mão esquerda duas vezes ao dia, e nunca o fez na mão direita. Ele examinava as suas mãos anualmente e nunca encontrou sinais desta doença degenerativa, nem mesmo na mão que costumava estalar.
Embora vários estudos mostrem que este hábito não gera artrite, outros sintomas podem ser desenvolvidos por aqueles que o fazem por longos períodos de tempo:
- Força da mão ligeiramente reduzida.
- Mãos inchadas ou doridas.
- Lesões no tecido mole em uma ou mais cápsulas articulares.
- Lesões nos ligamentos das mãos, os tecidos moles que conectam nossos ossos.
Estalar os dedos é um comportamento, então é possível usar técnicas comportamentais para eliminá-lo. Simplificando um pouco, existem duas formas básicas de terapia: positiva e negativa:
O comportamento positivo inclui técnicas como sistemas de recompensas: estabeleça objetivos e crie recompensas para si mesmo (ou peça para alguém recompensá-lo) por tê-los cumprido.
As técnicas negativas incluem punições leves ou outros lembretes para fazer a pessoa consciente do seu hábito, a fim de parar. Existem tantas técnicas assim como existem pessoas que ofereceriam conselhos.
Comentários