Como acontece com outros tratamentos médicos, as soluções terapêuticas das medicinas complementar e alternativa não estão isentas de risco.

Defenda-se, seguindo todos os conselhos que se seguem para que a sua saúde não saia prejudicada.

1. Nunca abandone a medicação ou o tratamento convencional sem falar com o seu médico. Informe-o sobre a sua vontade de experimentar as medicinas alternativas. O seu médico poderá indicar um especialista e ficar atento a possíveis interferências entre os tratamentos.

2. Informe-se sobre estudos científicos que provem a eficácia da terapia escolhida e a sua inocuidade.

3. Lembre-se que natural não significa necessariamente seguro, logo se vai tomar algum suplemento saiba que este pode interferir na acção dos medicamentos que costuma tomar e ter efeitos secundários negativos para a sua saúde.

4. Tenha presente que cada pessoa responde de forma distinta aos tratamentos. O mesmo se passa na medicina convencional. Os resultados do tratamento também dependem do estado de saúde dos pacientes, da forma como a terapia é utilizada e da confiança que o doente tem no tratamento.

5. Informe-se sobre a formação do terapeuta antes de iniciar o tratamento. Tente falar com quem já tenha sido tratado por essa pessoa.

6. Informe o terapeuta sobre o seu historial médico e a medicação que esteja a fazer.

Texto: Rita Caetano