Homens prevenidos protegem a sua saúde mas, para isso, têm de estar atentos aos sinais que o seu organismo lhes envia. Se tem mais de 50 anos, independentemente de não sentir estes sintomas, deve consultar anualmente o seu médico de forma a garantir a saúde e a da sua próstata, por exemplo. Se tem menos de 50 e já se reconheceu nalguns destes sinais, não hesite em procurar rapidamente apoio especializado. Pode não ser nada mas convém ter a certeza.

As doenças da próstata são uma das maiores ameaças nestas idades. O aumento desta glândula do sistema reprodutor masculino, processo que por norma ocorre entre os 30 e os 50 anos, pode causar problemas que afetam a qualidade de vida do homem. O mais grave é o cancro da próstata, uma doença que mata anualmente cerca de 2.000 homens em Portugal. É o segundo tumor maligno que mais mata. Preste atenção aos sintomas que se seguem e defenda-se.

1. Dificuldades em iniciar a micção

É um dos sintomas mais frequentes. Se, quando vai à casa de banho, sente esta dificuldade de forma permanente e persistente, não hesite em consultar um especialista.

2. Jato enfraquecido

Se, de repente, passa a urinar com um jato mais fino, fraco, curto e, por vezes, interrompido, saiba que esse é outro dos sintomas a que deve prestar atenção. Se, quando vai à casa de banho urinar, ele se apresentar com estas caraterísticas, deve reforçar a vigilância.

3. Gotejo no fim da micção

O gotejo terminal que corresponde à duração prolongada da fase final da micção também deve ser alvo de análise. Verifique, por isso, se depois de urinar é o que sucede. Este é outro dos sinais a que deve estar atento.

4. Vontade repentina e imediata

Sentir urgência em urinar de forma continuada, ao ponto desse comportamento interferir na sua vida diária, também pode ser um indício de que nem tudo está bem com a sua próstata.

5. Micção dolorosa

Urinar é um gesto relaxante. Ter que fazer esforço para urinar durante a micção não é normal. A manter-se este problema, deverá contactar um especialista.

6. Urina frequente

Urinar com mais frequência do que o habitual pode ser outro dos sinais, sobretudo se esta necessidade se verificar de forma continua e sistemática.

7. Sono interrompido

Ter de levantar-se várias vezes de noite para urinar também não é muito comum. Se está a acontecer de forma repetida e contínua consigo, é melhor fazer um check-up preventivo.

8. Perdas de urina

Ter perdas de urina ao longo do dia, além de ser desagradável, também pode ser um sinal de que o seu organismo não está na sua melhor forma.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.