Actualmente, nas clínicas de estética, é cada vez maior o número de adolescentes e mulheres que se queixam de acne, aumento de oleosidade da pele, queda de cabelo ou excesso de pêlos.

A primeira inquietação dos pacientes é perceber a razão pela qual ocorrem estas alterações, se será por características pessoais ou se significa alguma alteração patológica.

De facto é devido a um excesso de hormonas masculinas ou à exacerbação da acção desta denominada por "hiperandrogenismo feminino".

São muitas as causas de hiperandrogenismo feminino, sendo a mais comum a síndrome dos ovários policísticos – SOP (75% dos casos), descrita em 1935 por Stein e Leventhal.

Manifesta-se clinicamente por amenorreia (irregularidade menstrual), hirsutismo (excesso de pêlos ou distribuição com carácter masculino), alopecia (queda de cabelos), aumento de oleosidade de pele ou obesidade abdominal.

Devem ser descartadas outras causas de origem ovariana (hipertecose, virilização da gravidez (luteoma), tumores de ovário secretores de hormonas masculinas), alterações na glândula supra renal (Cushing, tumores ou congénitas), causas familiares, hiperprolactinemia, feminização testicular incompleta, estado pós-menopausa, efeito colateral de alguma medicação como fenitoína, minixidil, ciclosporina, danazol, androgênicos, diazóxido.

A SOP apresenta-se como um grupo heterogéneo de desordens, onde as manifestações clínicas variam desde nenhuma até todos os componentes de síndrome.

O diagnóstico é feito com base na história, através da observação física e exames laboratoriais.

É importante realçar que depois de todos os exames, se houver suspeita clínica, não se pode descartar a SOP.

Para solucionar estes casos, o tratamento recomendado é personalizado a cada paciente, basicamente consiste na correcção hormonal através de medicamentos, tais como: Ciproterona, Espironolactona, Flutamida, estrógenos associados a progesterona, cetocozanol, prednisona.

Pode ainda ser associado, nos casos de resistência insulínica: Mudanças nos hábitos de vida, correcção de peso e uso de Metiformina.

Veja na próxima página as soluções da medicina estética

As soluções da medicina estética são:

Acne

Fototerapia anti-acne com Clear-Light Photo TM (APCTM): O aparelho emite uma luz azul de alta intensidade (405-420nm) que provoca proliferação de porfirinas endógenas que atacam e destroem o Propionibacterium acnes, bactéria relacionada com a acne, permitindo um tratamento seguro e efectivo.

Sem efeitos colaterais ou desconforto, e não interfere com as actividades do quotidiano, este é o mais inovador e avançado tratamento de combate à acne.

Estudos mostram que o tempo de tratamento é 3 vezes mais rápido que outros tipos de tratamentos. “Depois de um mês, com duas sessões semanais, é possível ver uma redução de 50 a 70% das lesões”.

Peeling: consiste em provocar mediante a utilização de um agentes químicos uma esfoliação superficial da pele. No caso da acne o objectivo é a inibição da glândula sebácea. Para isso, é utilizado o peeling superficial que pode ser feito com ácido glicólito ou ácido salicílico.

Limpezas de pele: Limpeza profunda dos poros, com extracção dos pontos negros e borbulhas seguida da desinfecção e hidratação da pele.

Hirsutismo

Fotodepilação: O objectivo é a destruição progressiva do folículo piloso através da emissão de um feixe de luz. Utilizamos o LASER de Diodo para pêlos mais profundos e peles mais escuras (comprimento da onda de 800nm), e a Luz Pulsada Intensa (IPL) para pêlos mais finos e superficiais (comprimento de onda de 640 a 775nm).

Alopecia

Tratamentos capilares: É feita uma associação de tratamentos em casa com fórmulas personalizadas, aplicação médica por meio de mesoterapia de produtos vasodilatadores e vitaminas e tratamentos técnicos de gabinete.

O objectivo do tratamento é a paragem da queda capilar e recuperação dos folículos ainda viáveis.

Obesidade

Estudo da obesidade com redução alimentar e mudança de hábitos de vida.

Por Mara Fragomeni – Médica Especialista em Medicina Estética da Corporación Dermoestética

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.