Queremos quebrar barreiras, mitos e lutar contra a discriminação mostrando que a diabetes, quando adequadamente tratada, não é uma limitação, em particular na prática desportiva tal como jogar futsal em competições internacionais. Queremos mostrar que a diabetes não é uma barreira para alcançar os sonhos de cada um e, igualmente, promover o desporto junto dos jovens com diabetes e das suas famílias e cuidadores, bem como a prática de atividade física de uma forma geral.

Englobado neste projeto está a formação de uma equipa de futsal, totalmente composta por pessoas com diabetes, que irá representar Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro 2016), que irá decorrer em Sarajevo nos dias 24 a 31 de julho de 2016. A equipa Portuguesa é formada por 11 jogadores, orientada pelo treinador Vítor Perry Sengo e conta com a colaboração do Enfermeiro Manuel Cardoso, no apoio médico, e da manager Jenifer Duarte, no apoio logístico.

Os jogadores têm idades entre os 19 e os 47 anos e são oriundos de diversos pontos do país desde Loulé até Águeda, passando por Évora, Caldas da Rainha, Coruche e Mértola. Todos têm diabetes tipo 1 com duração variável entre 2 e 36 anos, sendo tratados por injeções diárias de insulina ou por bomba perfusora de insulina.

Os objetivos desportivos passam por ganhar a competição e trazer para Portugal o título de campeão Europeu! O ano de 2016 está a ser memorável para o desporto nacional e queremos dar continuidade à senda dos sucessos já alcançados.

A preparação da equipa envolveu treinos semanais, um estágio de 3 dias em Mértola e a participação em alguns torneios de futsal. Este projeto só é possível com o apoio financeiro das empresas Abbott, Roche, Novo Nordisk, Medtronic, Menarini, Lilly, Medinfar e Pharmaffairs. Os equipamentos foram gentilmente oferecidos pela empresa Bolinhas de Algodão e contámos ainda com o apoio da Medtrust, que forneceu o açúcar invertido para tratamento das hipoglicémias, da Fundação Benfica e da Câmara Municipal do Seixal, que disponibilizou gratuitamente pavilhões para os treinos da equipa. 

Sobre a diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis e sedentarismo, entre outros fatores.

Estima-se que em Portugal  13,1% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2014, 3.365 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008.

Em 2014 foram detetados cerca de 18 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

Por João Nabais, jogador da equipa DiabPT United

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.