A doença de Crohn é uma inflamação crónica da parede intestinal. Juntamente com a colite ulcerosa, constitui o grupo das chamadas «doenças inflamatória do intestino», que afecta 10 mil portugueses, segundo dados da Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino (APDI).
Embora possa afectar pessoas de qualquer idade, a doença de Crohn é mais frequentemente diagnosticada em jovens adultos.
Manifesta-se geralmente na porção mais baixa do intestino delgado (íleo) e no intestino grosso, mas pode ocorrer em qualquer segmento do tracto gastrointestinal, deste a boca até ao ânus.
Trata-se de um problema que pode ser incapacitante, já que se alternam períodos de doença activa com períodos em que não existem sintomas, não sendo possível prever a ocorrência de nenhuma destas fases nem a sua duração.
Causas
Embora as causas da doença de Crohn sejam desconhecidas, as investigações científicas apontam para três possibilidades: disfunção do sistema imunitário, infecção ou tipo de alimentação.
Sintomas
- Diarreia
- Dor abdominal
- Perda de peso
- Dores nas articulações
- Lesões na pele
- Lesões (fisssura ou abcessos) na região perianal
Tratamento
Os tratamentos destinam-se a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, já que actualmente não existe cura para a doença de Crohn.
Quando o intestino fica obstruído ou os abcessos não saram, pode ser necessário recorrer à cirurgia, no sentido de extirpar as áreas afectadas do intestino.
Este tipo de intervenção pode aliviar os sintomas permanentemente, mas não cura a doença.
O papel da alimentação
A alimentação pode desempenhar um papel central na melhoria das alterações intestinais. Assim, por vezes é necessário recorrer a regimes alimentares específicos, em que todos os componentes nutricionais são medidos com precisão.
Por outro lado, para os doentes que sofrem de intolerância alimentar (lactose, comida picante, chocolate, álcool, café, leguminosas ou especiarias), o regime alimentar deve ser individualizado.
Contactos
Para mais informações sobre a doença de Crohn, contacte:
Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI)
Telefones: 222 086 350 / 932 086 350
E-mail: geral@apdi.org.pt
Comentários