O herpes, por exemplo, para além de ter uma forma genital e poder ser transmitido durante o sexo, também tem uma forma labial, sendo a sua transmissão facilitada pelo beijo, pela partilha de copos ou talheres com uma pessoa infetada.

Porém, o que a maioria das pessoas desconhece, é que não é apenas o herpes que pode ser transmitido pelo beijo. Doenças como a gonorreia, uma das DSTs mais comuns, embora raramente, também podem ser transmitidas pelo beijo e não só pelo sexo vaginal e anal, como normalmente se pensa.

O sexo oral é normalmente visto como a forma mais segura de sexo, uma vez que torna possível a obtenção de prazer, sem o risco de uma gravidez indesejada ou de contrair uma DST. Porém, estudos comprovam que o sexo oral é um factor de risco para a transmissão de gonorreia orofaríngea, entre outras doenças, tanto para homens como para mulheres. Apesar do uso de preservativo ser cada vez mais comum, ajudando a prevenir uma grande parte das DSTs, apenas 17% dos casais usam preservativo durante o sexo oral, sendo esta percentagem inferior no caso da realização de sexo oral à mulher – cunnilingus.

Sintomas da gonorreia orofaríngea

A gonorreia orofaríngea é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que infeta as membranas mucosas do organismo, incluindo as membranas orofaríngeas.

Os sintomas da gonorreia oral podem não ser tão difíceis de identificar como os sintomas da gonorreia genital, que incluem ardor, corrimento vaginal ou uretral e por vezes dor. Os sintomas da gonorreia oral podem assemelhar-se aos da amigdalite e incluem garganta inchada, dificuldade em engolir e vermelhidão na garganta. Os sintomas começam a desenvolver-se alguns dias após o contacto oral com os genitais de um parceiro ou parceira infetado(a).

Para além de afectar a área orofaríngea, a gonorreia pode também evoluir para a parte mais frontal da boca, pelo que poderá ser transmitida pelo beijo, embora a frequência com que este tipo de transmissão ocorre seja desconhecida.

Em muitos casos, a gonorreia orofaríngea não apresenta sintomas de todo, tornando mais difícil o seu diagnóstico e tratamento. Na infografia em baixo, criada pelo parceiro 121doc, é possível compreender as diferentes formas de transmissão da gonorreia entre parceiros, quer se trate da forma genital ou oral.

Como se transmitem as DST's apenas com um beijo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.