O consumo regular de sumos de vegetais e frutas previnem inúmeras doenças, como demonstram inúmeros estudos.
Vegetais coloridos e frutas são geralmente ricos em fitoquímicos, de que são exemplo o licopeno do tomate, os flavonóides encontrados em frutas e a isoflavona da soja.

A maioria tem acção anti-oxidante, prevenindo danos oxidativos e reduzindo o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cancro e de doenças cardiovasculares. Os indóis encontrados no repolho, por exemplo, estimulam enzimas que tornam o estrogénio menos eficaz e podem reduzir o risco de cancro da mama e a capsaicina da pimenta protege o DNA de agentes cancerígenos.

A alicina, encontrada no alho, é conhecida pelas propriedades anti-bacterianas e as isoflavonas ajudam a reduzir sintomas da menopausa e da osteoporose. Existem diversos alimentos reconhecidos pelas suas propriedades medicinais. O açaí, por exemplo, é um peso pesado pelas suas capacidades antioxidantes, contendo até 30 vezes a quantidade de flavonóides encontrados no vinho tinto.

Outros como as amoras são adstringentes e usados em desordens intestinais, sendo tradicionalmente utilizadas em queimadura e escaldões; os mirtilos protegem o cérebro de stress oxidativo e reduzem o risco de infecções urinárias; as uvas, devido à elevada concentração de flavonóides, têm um efeito anti-inflamatório, anti-alérgico, e anti-viral, e os seus compostos fenólicos possuem propriedades anti-cancerígenas; o guaraná, poderoso estimulante do sistema nervoso central, é reconhecido em inúmeros estudos por melhorar a função cognitiva, influenciar o metabolismo das gorduras e reduzir a agregação das plaquetas.

Juicing

São várias as celebridades adeptas do movimento “Juicing”. Gwyneth Paltrow, Janet Jackson, Liv Tyler, Angelina Jolie e Jack LaLanne, Este último, um reconhecido personal trainer, promoveu o "Juicing" como uma componente indispensável para manter uma vida saudável e prolongar a longevidade. 

O "Juicing" ganhou expressão desde o final do século passado, porque permite adicionar de forma rápida e fácil os nutrientes dos vegetais e das suas frutas na dieta alimentar. Estas estrelas não dispensam estes néctares na suas dietas. Porque "a beleza" começa no interior. Juicing, uma tendência com cada vez mais adeptos.

Muitos já descobriram o juicing como uma das formas de obter rapidamente e sem preocupações todos os benefícios do consumo de vegetais, dado que contém todos os nutrientes dos alimentos naturais essenciais para o bem-estar e uma saúde de ferro. E ajudam a manter a forma.

Vários estudos sugerem que beber pelo menos um copo de sumo de vegetais pode ajudar a combater a obesidade, visto que contribuem para uma maior saciedade. Ricos em fibra, tornam o metabolismo mais lento e ajudam a estabilizar os níveis de açúcar. Para além das propriedades antioxidantes, têm propriedades diuréticas devido à concentração de fibras, que permitem eliminar as toxinas.

Saiba mais na próxima página

Vegetais e frutas – benefícios concentrados

Maçã - Ajuda a eliminar o colesterol do organismo, regula a digestão e é um poderoso aliado para o bom funcionamento do intestino.

Morangos - Depurativo, permite eliminar toxinas e possui ácido salicílico, excelente para quem tem um excesso de ácido úrico,. É reconhecido por potenciar várias funções dos rins.

Cenoura -  Rica em betacaroteno, é antioxidante, laxativa e diurética. Ajuda a combater o colesterol devido à docraína, um vasodilatador coronário, beneficia a visão e confere elasticidade à pele. Quando o sol desponta auxilia na formação de melanina, que protege a pele dos raios ultravioleta.

Espinafres - Fonte de ácido fólico, é recomendado durante a gravidez para prevenção da espinha bífida.

Laranja - Peso pesado em vitamina C, aumenta a protecção contra as infecções. A pectina, encontrada nas suas membranas, auxilia o controlo dos níveis de colesterol do sangue. Aipo Rico em cálcio e potássio, ajuda a eliminar gases intestinais e toxinas. Tem um efeito anti-inflamatório e diurético.

Banana - Reconhecida por estimular a produção de hemoglobinas é essencial para o combate à anemia.

Manga - Para além de reforçar o sistema imunitário está indicada no combate acidez, doença do estômago. Tem um efeito diurético.

Pêra - Indicada para quem tem problemas intestinais ou do aparelho urinário.

Pepino - O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante e emoliente, prevenindo o envelhecimento da pele e purificando-a. Sendo diurético, ajuda a expelir o excesso ácido úrico.

Limão - Poderoso anti-bacteriano, é frequentemente utilizado no tratamento de constipações e gripe. O seu consumo é favorável a um bom desempenho do sistema nervoso.

Ananás - Estimulante do sistema digestivo, devido à bromelaína uma enzima que tem também uma acção anti-inflamatória.
Beterraba - Indicada no combate da anemia, estimula o sistema linfático e fortalece o sistema imunitário.É também indicada em problemas de fígado, vesícula e intestinos.

Framboesa - A framboesa tem propriedades anti-inflamatórias. Estudos revelam que a framboesa pode diminuir o risco de incidência de cancro do cólon.

Hortelã - Tem uma acção anti-espasmódica e anti-séptica. Indicada no combate à laringite e constipação por estimular a expulsão dos expectoração.

Soja - Fonte incrível de isoflavonas, é excelente para prevenção da osteoporose, sintomas da menopausa e doenças cardiovasculares.

Kiwi - Rico em fibra é um poderoso laxante natural, sendo indicado também no caso de problemas digestivos, arteriosclerose, artrite e reumatismo. A concentração de vitamina C, 3 vezes superior à da laranja, faz deste fruto um poderoso aliado no combate das gripes e constipações.

Maracujá - Este fruto delicioso para além de ajudar a controlar a obesidade, previne doenças cardiovasculares.
Uvas - Estudos realizados confirmam os efeitos benéficos dos flavonóides para a saúde por reduzirem o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos, que podem conduzir a ataques cardíacos. São ainda um forte aliado contra o mau colesterol e ajudam a regularizar a tensão.

Saiba mais na próxima página

Shot de clorofila – um superalimento com benefícios extra
Consumidores e entusiastas da saúde conhecem-no. É um superalimento, a erva de trigo, uma das fontes mais ricas em vitaminas A, B, C, rica em ferro e enzimas, com baixa concentração de sódio. Cerca de 30 ml deste poderoso tónico representam o valor nutricional de cerca de 3 kgs de vegetais.

Este gigante de bem-estar auxilia o processo digestivo, controla o apetite, melhora o metabolismo e tem uma acção directa na produção de hemácias, células responsáveis pelo transporte de oxigénio.

Os benefícios não acabam. Devido às suas propriedades antioxidantes trava os sinais de envelhecimento, devido à capacidade de protecção das nossas células contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

A sua propriedade antibacteriana permite prevenir várias doenças, ao proteger e estimular o sistema imunitário. Para além disso, a ingestão destes sumos promove a oxigenação do sangue, auxilia na eliminação das toxinas do corpo, mantém a pressão do sangue permitindo reduzir o risco de doenças cardiovasculares e enriquece-o, prevenindo doenças cancerígenas.

Pesquisas recentes sugerem que a ingestão de sumos pode reduzir em 76% o risco de desenvolver a doença de Alzheimer, graças aos polifenóis antioxidantes que interrompem o processo de acumulação da proteína beta-amilóide que está, de acordo com os especialistas, associada a esta doença.

Suplementos

Podem ainda adicionar-se suplementos de superalimentos aos sumos e shots com vários benefícios:

Camu Camu - Maior fonte conhecida de Vitamina C, rico em antocianinas que protegem contra os radicais livres.

Bagas Goji - Rejuvenescimento e anti-envelhecimento.

Espirulina - A espirulina, consumida incluisivamente por Aztecas, é um microalga azul reconhecida por fortalecer o sistema imunitário, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e controlo dos níveis de colesterol.

Ginseng - Favorece a circulação sanguínea no cérebro e estimula a produção de hormonas sexuais. Permite combater o stress e o cansaço, melhora a função cognitiva.

Guaraná - Estimula o sistema nervoso central e previne distúrbios circulatórios. Permite combater o stress e o cansaço, melhora a função cognitiva.

Chá Verde - Poderoso antioxidante previne doenças cardiovasculares e reforça o sistema imunitário.

Gengibre -  Poderosa fonte de antioxidantes, permite reduzir o risco de osteoartrite e cancro. Confere vitalidade, sendo considerado um antibiótico natural, e medicamento na medicina Ayurvédica . É reconhecido como um poderoso afrodisíaco.

Mel - Adoçante natural e estimula a formação de glóbulos vermelhos.
 
Agradecimentos: Liquid, Chiado
Fotografia:© Snow Queen - Fotolia.com