Rapidez, eficiência, ajuda na tomada de decisão, facilidade. São as vantagens que Pedro Leitão Pereira, gestor de produto do Lovenox da Sanofi, aponta em relação a uma aplicação recentemente criada. Em entrevista, dá alguns pormenores acerca desta ‘app’ que filtra doentes em risco de tromboembolismo venoso (TEV).
Qual a razão que leva a Sanofi a apostar nas novas tecnologias?
Tal como nos outros sectores também achamos que adaptar e criar conteúdos de saúde baseado nas novas tecnologias faz parte do presente e será claramente o futuro.
E mais especificamente nas aplicações para iPhone e iPad?
Os dispositivos com o sistema iOs são os mais amplamente utilizados pelos profissionais de saúde em Portugal (iPad, iPhone e iPod touch). Partindo destes dados desenvolvemos as nossas aplicações para estes 3 dispositivos e adaptamos também ao sistema Android.
Foi criada uma aplicação que avalia o risco de tromboembolismo venoso (TEV). Que tipo de tarefas é que esta aplicação possibilita?
O modelo de avaliação de risco do Prof. Joseph Caprini (Chicago, US) é o mais aceite internacionalmente como ferramenta de trabalho para filtrar os doentes em risco de TEV. O que fizemos foi adaptar esta calculadora, que habitualmente funcionava em folhas, numa aplicação que esteja no nosso bolso, muito rápida e intuitiva, facilitando a decisão do médico, sempre que necessite.
Que tipo de vantagens traz aos profissionais da saúde?
Rapidez, eficiência, ajuda na tomada de decisão, facilidade.
Porquê dirigida ao risco de TEV?
O tromboembolismo venoso, que inclui a trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar (EP), é um grave problema de saúde pública, com elevada mortalidade, e morbilidade bem como custos significativos de tratamento. Lovenox, da Sanofi, é uma opção terapêutica para a profilaxia e tratamento desta doença.
De futuro vão ser lançadas outras aplicações? Pode avançar em que áreas?
Durante os próximos meses vamos lançar duas novas aplicações, uma para dar apoio a populações especiais em risco de TEV e uma calculadora de peso /dose.
Por Sofia Filipe

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.