Esta tecnologia, OCT.Angio, é um novo método de análise baseada em tecnologia de imagens de alta resolução na qual a circulação da coroidiana e retiniana consegue ser visualizada sem a necessidade de se injetar qualquer produto de contraste.

É pois uma tecnologia não invasiva, contrariamente ao “standard” que é a angiografia fluoresceínica. É uma tecnologia que permite visualizar o fluxo endoluminal (fluxo vascular) em qualquer momento, isto é, independente do momento ou do contraste. Esta tecnologia usa o fluxo de sangue como contraste.

O “standard”, angiografia fluoresceínica (AF), faz uma análise bidimensional das estruturas, enquanto o OCT. Angio é uma tecnologia transversal.

A AF é dinâmica, isto é, a análise feita num momento não pode ser captada momentos nem horas mais tarde, enquanto que o OCT.Angio pode sê-lo em múltiplos momentos com horas ou duas de intervalo.

A duração da AF é, no mínimo, de 10-12 minutos em captação de imagens e respetivo flash, enquanto que o OCT.Angio leva escassos momentos sem qualquer flash.

A resolução do OCT.Angio é incomparavelmente superior à AF.

É utilizável em múltiplos tipos de patologia retiniana, como seja a retinopatia diabética, degenerescência macular da idade ou tromboses oculares.

Em conclusão, tem uma maior resolução, é mais rápido de executar, não precisa de dilatar as pupilas ou injetar produto de contraste e permite uma análise de resultados imediata com quantificação.

Por Eugénio Leite, Médico Oftalmologista e responsável pelas Clínicas Leite

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.