O humor deprimido tanto nos pode levar a não comer como a ingerir alimentos em exagero e nutricionalmente desadequados às necessidades do nosso organismo. Na verdade, o equilíbrio psicológico é um fator relevante para o sucesso de um processo de emagrecimento, assim como a alimentação nos pode ajudar a encontrar o bem-estar a este nível. Um nutriente eficaz para vencer a depressão é o triptofano.

Um aminoácido que muitos especialistas associam ao bem-estar. Está presente nos produtos lácteos, em frutos como as bananas e as tâmaras, o peixe e ainda algumas carnes de aves. A fenilalanina, outro aminoácido, aporta vitalidade e encontra-se em frutos secos, soja e seus derivados. Se se sente deprimido, não se esqueça ainda de tomar magnésio, que encontra na aveia, no trigo e nos cereais integrais.

Um mineral que, para além de outros benefícios, contraria a ansiedade. Este é o plano, recomendado por muitos dietistas e nutricionistas, que deve seguir para melhorar o seu estado de humor e, simultâneamente, perder peso:

Pequeno-almoço

São duas as alternativas propostas:

- Opção 1 

Uma fatia de pão com queijo fresco, café com leite magro e uma banana.

- Opção 2

Um iogurte magro, uma peça de fruta, um café e duas fatias de pão com marmelada.

Almoço

São quatro as propostas a ter em conta:

- Menu 1

Arroz com abóbora (60 g), salada verde (200 g) e uma fruta tropical.

- Menu 2

Esparguete com tomate e rabanetes, duas fatias de peru e uma peça de fruta.

- Menu 3

Bife de novilho grelhado (150 g), salada de soja, um iogurte natural e uma peça de fruta da época.

- Menu 4

Peixe branco no forno (150 g), cenoura cozida e uma peça de fruta.

Lanche

Laticínios magros (queijo fresco, iogurte ou skyr, preferencialmente) com pão integral.

Jantar

Também aqui tem várias alternativas:

- Menu 1

Uma batata assada no forno, feijão verde cozido, fiambre e uma peça de fruta à escolha.

- Menu 2

Salada de massa (60 g) com verduras e tortilha com queijo fresco com pouca gordura.

- Menu 3

Cavala no forno (150 g), arroz branco e um iogurte magro.

- Menu 4

Massa integral cozida (60 g), duas cenouras, uma beterraba média e duas mandarinas.

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