Antes e depois do verão e no fim dos excessos de períodos como as festas pascais e natalícias surgem, também, as preocupações com a linha. As mulheres são as que mais se identificam com este fenómeno. Nestes períodos, aumentam as preocupações, que muitas vezes se traduzem em restrições alimentares, a prática de exercício físico dispara e por aí fora... Em suma, os hábitos de vida tendem a ser alterados em função do peso desejado.

A verdade é que todas querem mostrar a sua melhor forma física quando chega a altura de vestir o bíquini e de desfilar pela praia ou sentir-se melhor nos meses em que andam mais cobertas. E, se há certos alimentos que são um obstáculo na perseguição deste objetivo, existem, contudo, outros que podem ser considerados verdadeiros aliados. É o caso do café. Saiba porquê. Veja também as (in)verdades do café.

3 motivos para incluir o café na sua dieta

Vários estudos concluíram que a cafeína tem uma influência positiva na perda de peso e de massa gorda. A partir dessas conclusões é possível eleger os três principais fatores que explicam esta relação:

1. Aumenta o consumo calórico

Os consumidores assíduos de café gastam mais calorias por dia do que aqueles que não bebem café de todo. Este maior consumo energético estimula o processo que resulta da transformação de calorias em energia. Por curiosidade, em média, quem consome 600 mg cafeína/dia (o equivalente a cerca de seis chávenas de café) queima mais 100 calorias por dia.

2. Acelera a destruição de lípidos

A cafeína acelera o processo de degradação dos lípidos, vulgarmente conhecidos como gorduras, em energia. Esta deterioração leva a que se registe uma quebra dos níveis de gordura corporal, possibilitando assim que mais facilmente se recupere a forma física desejada.

3. Potencia uma maior sensação de saciedade

Verifica-se uma maior sensação de saciedade após o consumo regular de cafeína. Uma vez satisfeita, a pessoa não se sente tentada a comer o que não deve, nomeadamente chocolates, petiscos, gelados e refrigerantes... Desta forma, a ingestão de calorias é previsivelmente mais regrada.

A dose diária de café recomendada

Muito se especula em relação a quantos cafés devemos beber diariamente. Por esta ser, de facto, uma dúvida e preocupação partilhada por muitos, importa que seja esclarecida, desconstruindo um dos mitos que existe em torno desta bebida secular.

Segundo os especialistas e todos as investigações realizadas, ou não fosse a cafeína a substância farmacologicamente mais estudada em todo o mundo, o consumo médio diário aconselhado (para pessoas ditas saudáveis e sem qualquer tipo de condicionantes) é de três a quatro chávenas.

Veja na página seguinte: Recomendações práticas a adotar urgentemente

Conselhos fundamentais para conseguir manter a forma

Para se atingir a forma física desejada e um peso dito saudável, valor que varia de pessoa para pessoa, atendendo às características de cada um), o princípio base deve assentar na lógica de gastar um número de calorias semelhante às que diariamente são ingeridas. Nesse campo, o auxílio de um nutricionista é fundamental. Ainda assim, existem dicas práticas aplicáveis ao nosso quotidiano e que podem ser seguidas por praticamente todas as pessoas:

- Privilegie o consumo de água durante o dia

- Evite fazer refeições muito pesadas e estar mais de três horas sem comer

- Encare o pequeno-almoço como a refeição mais importante do dia

- Coma duas a três peças de fruta por dia e garanta que os legumes estão presentes à refeição

- Deixe-se levar pelo calor que se faz sentir para confecionar refeições mais leves, à base de saladas, sem molhos, optando sempre pelo azeite para temperar

- Prefira grelhados e cozidos a fritos

- Evite os refrigerantes de todo o tipo. Experimente um refresco de café, pedindo uma bica, um copo com gelo e uma rodela de limão

- Para o trabalho ou para a praia, prepare a sua própria lancheira, incluindo alimentos saudáveis

- Pratique exercício físico regularmente

Texto: Joana Silvério Marques (nutricionista)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.