A parafina líquida é um óleo transparente, inodoro, composto por hidrocarbonetos saturados obtidos a partir do petróleo.

A aplicação específica da parafina para o tratamento da prisão de ventre é mais popular no continente americano.

Na Europa, é vista com desconfiança, havendo dúvidas quanto à sua toxicidade e utilização frequente.

Existe alguma evidência de que a parafina líquida poderá ser útil na obstipação grave, numa fase inicial, com o objectivo de esvaziar o intestino, nomeadamente a sua porção terminal. No entanto, como para tudo o que envolva a nossa saúde, há que adotar um estilo de vida que permita ter um trânsito intestinal regular, como, por exemplo, aumentar o consumo de fibras, obtidas de hortaliças, legumes e fruta, ingerir mais sopa e comer pão ou outros cereais nas suas variedades mais ricas em fibras, a que se deve juntar um consumo de água de, pelo menos, 1,5l por dia.

A utilização de alimentos naturalmente laxantes, como a ameixa, o kiwi e a papaia, pode ser também uma boa estratégia. Por último, há que ajudar as bactérias benéficas do nosso intestino, fazendo um consumo mais regular, uma vez por dia, de iogurte com bifidus ativo para promover o reequilíbrio da flora bacteriana.

Texto: Miguel Ângelo Rego (nutricionista colaborador da plataforma de combate à obesidade da Direcção Geral de Saúde)