A partir dos 65 anos, muitas pessoas deparam com a sua mobilidade reduzida. A independência a que estavam habituadas fica em risco, por causa das quedas frequentes e fraturas nos ossos. As mulheres são particularmente afetadas, a partir da menopausa.
Mas a osteoporose pode começar a atacar os ossos muito antes. É por volta dos 35 anos que o esqueleto atinge maior densidade óssea. Depois, os ossos começam a perder cálcio e outros nutrientes como fósforo, flúor e magnésio, sendo necessário repor estes minerais para manter a saúde do esqueleto.

Além da idade, há outros indicadores que potenciam esta doença. Um peso abaixo da média, a inexistência de atividade física, a falta de exposição solar ou o abuso de cafeína, álcool e tabaco são fatores de risco, já que provocam a diminuição da densidade óssea.

Não há cura para a osteoporose, mas é possível prevenir os seus efeitos seguindo uma dieta equilibrada. Frutas e verduras, produtos lácteos e cereais são, por isso, essenciais no regime alimentar.

- Ingira diariamente leite, queijo ou iogurte, de preferência com baixo teor de gorduras. Os especialistas aconselham cerca de 800mg/dia de cálcio para adultos saudáveis, e 1400 mg/dia para mulheres em pré-menopausa e pessoas com mais de 65 anos.

- Consuma regularmente alimentos ricos em vitamina D (os chamados peixes azuis, como atum, sardinha, cavala, salmão, anchova) e exponha moderadamente a pele ao sol, que ajuda a absorver essa vitamina.

- Use e abuse das frutas frescas e vegetais, especialmente os legumes de folha verde como brócolos, agrião, espinafres. Hortaliça e feijão verde.

- É preferível o pão branco, uma vez que os cereais integrais muito ricos em fibras impedem a absorção do cálcio.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cafeinadas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.