Alguns estudos demonstram que quando optamos pela versão light de um alimento há tendência para comer mais. O facto de conter menos gordura, açúcar ou calorias pode levar as pessoas a pensar que podem comer mais, o que não é verdade. Por outro lado, a versão light tem geralmente menos sabor, o que pode fazer com que seja preciso ingerir uma maior quantidade para obter o mesmo nível de saciedade oferecido pelo produto original.

Ainda assim, embora nem todos estes produtos sejam uma boa opção, não são todos iguais. Alguns são perfeitos para controlar o peso, mas só através da leitura do rótulo é possível distingui-los, pelo que a sua leitura atenta é fundamente para uma decisão esclarecida.

Como escolher

- Tenha em conta que um produto light em gordura não é necessariamente light nos restantes componentes, como o açúcar ou as calorias. Olhe para os rótulos e compare.

- Independentemente do tipo de alimento, prefira produtos pobres em gorduras saturadas, sal, hidratos de carbono e açúcares.

- Os iogurtes com teor reduzido de açúcar e de gordura são uma boa opção, assim como os queijos pobres em gordura e, naturalmente, sem açúcar.

- As barras de cereais geralmente têm poucas calorias e gordura mas são ricas em açúcar, pelo que não são uma boa opção para controlar o peso.

Aprenda a distingui-los:

- Light

Apresentam uma redução de um ou mais dos seus elementos (gordura, calorias, hidratos de carbono, sal e açúcar) face ao valor de referência. Não têm necessariamente uma menor quantidade de calorias.

- Diet

Produtos com esta denominação apresentam um baixo valor calórico, sendo especificamente criados para controlo de peso.

- Zero

Este tipo de produtos apresentam zero gramas de algum dos elementos presentes na versão de referência, como açúcar ou gordura.

Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Profª. Teresa Branco)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.