Depois do período das festividades natalícias, é nos meses que antecedem o verão que homens e mulheres mais se preocupam com o excesso de peso. O aumento da atividade física e alguma reeducação alimentar ajudam a perder peso e a melhorar a silhueta num espaço de tempo relativamente curto. Conheça, de seguida, as sugestões dietéticas de Marisa Costa, especialista que elaborou um plano alimentar exclusivo para a revista Prevenir.

Para resultados mais eficazes, em complemento desta dieta, beba, pelo menos, cerca de um litro e meio de água por dia e não dispense a prática de exercício físico. Estas são as refeições que deve fazer diariamente:

- Pequeno-almoço

Pão de mistura com queijo magro + 1 copo de leite magro + 1 peça de fruta

ou

Pão de mistura com fiambre de peru/ frango + 1 iogurte magro de aroma + 1 peça de fruta

ou

Pão de mistura com compota + 1 chávena de chá (sem açúcar) + 1 peça de fruta

ou

Flocos de milho ou muesli + 1 café (sem açúcar) + 1 peça de fruta

- Meio da manhã e ceia

1 peça de fruta ou 1 gelatina + 2 tostas quadradas médias

ou

1 iogurte de aroma (magro) + 2 a 3 bolachas tipo Maria ou torrada

ou

1 copo de sumo natural + ½ pão de mistura

- Almoço e jantar

Sopa de legumes sem batata + bife de frango grelhado + 2 colheres (de sopa) de arroz + 1 peça de fruta

ou

Salada de alface e tomate + robalo grelhado + 2 colheres (de sopa) de puré de batata + hortaliça cozida + 1 peça de fruta

ou

Gaspacho + febra grelhada + 2 colheres (de sopa) de massa + 1 peça de fruta

ou

Salada fresca + ½ dourada grelhada com feijão + 1 peça de fruta

Veja na página seguinte: Os conselhos da especialista

Os conselhos da especialista

- Opte por cozidos, grelhados e estufados (sem refogado).

- Elimine os alimentos fritos.

- Ao jantar, opte por um prato mais pequeno para controlar a dose de comida e aumentar a saciedade.

- Acompanhe o almoço com um copo de vinho e o jantar com água.

- Inicie a refeição com uma salada ou uma sopa (fria ou quente, sem batata).

- Dê preferência ao peixe, em detrimento da carne (100 g por refeição).

- Para evitar os excessos ao almoço e jantar, é importante que se sinta saciada ao pequeno-almoço e ao lanche.

-  Modere o consumo de azeite e tempere a salada com sumo de limão, vinagre e ervas aromáticas.

Texto: Nelma Viana com Marisa Costa (dietista)

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