Vamos, aqui, ficar a conhecer alguns deles. Para além das opiniões tudo é uma questão de gosto pessoal e, em casos concretos, de aconselhamento junto do médico de família. Como se sabe, para certos indivíduos com intolerância à lactose o leite pode ser um inimigo das digestões pacíficas.

A Favor:

O Leite é a melhor fonte de cálcio
Entre os alimentos naturais, o leite é aquele que possui uma maior concentração de cálcio, um mineral essencial para a formação dos ossos até os 25/30 anos. Depois dessa idade o cálcio concorre para a integridade dos ossos, prevenindo o seu desgaste.

O cálcio do leite é muito bem aproveitado pelo organismo
O organismo aproveita o cálcio do leite sem desperdícios, isto porque o cálcio possui uma forma química bem adaptada para ser absorvida. Complementarmente a lactose (açúcar do leite) e a vitamina D deste alimento estimulam a absorção do mineral.

As proteínas do leite são de alta qualidade
Estudos indicam que as proteínas do leite são completas, isto é, o leite contém todos os aminoácidos (unidades fundamentais das proteínas) inclusive os essenciais (aqueles que o organismo não consegue sintetizar).

 O leite é uma boa fonte de vitamina A
O leite integral e leites enriquecidos com vitamina A são duas boas fontes deste nutriente, que é essencial para o organismo. A vitamina A age como um estímulo ao bom crescimento das crianças; protecção das doenças infecciosas e formação e manutenção da estrutura óssea.

O leite é fonte de vitamina B1 e B2
Estas duas vitaminas estão presentes no leite em doses consideráveis. A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é muito importante para a produção de energia, pela combustão dos alimentos. A vitamina B2 (riboflavina) é boa "condutora" de nutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras).

Contra:

O consumo de leite traz benefícios no decurso da infância e da juventude, mas já não na vida adulta, ou seja, o organismo adulto completou o desenvolvimento e, a ingestão de leite promotora do crescimento, torna-se completamente desnecessária.

Na idade adulta o indivíduo raramente tem lactase, o que torna a digestão do leite complicada, além de impedir o aproveitamento das proteínas.

O leite de vaca não é bom para o consumo humano.

O leite de vaca potencia certas patologias: colites; flatulência; crises diarréicas; desconforto abdominal; doenças alérgicas como asma, bronquite, rinites; dores musculares e articulares; diminuição das plaquetas; dermatites; agitação, enxaqueca e arteriosclerose.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

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