Existem pessoas que, por motivos de trabalho, de horários complicados ou até devido aos seus elevados níveis de stresse, não têm paciência para andar a contar calorias nos dias úteis. Por que não limitar a dieta ao fim de semana? Embora, na opinião da dietista Marisa Costa, não seja possível em dois dias compensar os erros alimentares de cinco dias, existem dois motivos para optar pela dieta do fim de semana.

Um deles, segundo os especialistas, é o facto de estarmos mais tranquilos, pelo que é mais fácil controlar os ataques de fome motivados pela ansiedade, isto partindo do princípio que não é daquelas pessoas que aproveita o fim de semana para fazer comidas mais elaboradas, como as tradicionais feijoadas e o típico cozido à portuguesa, excedendo-se na quantidade de comida e bebida ingerida.

Por outro lado, o tempo livre aumenta, pelo que deixam de existir desculpas para não fazer exercício físico. A partir destas duas premissas, dieta e exercício, Gillian McKeith, uma conceituada nutricionista britânica, elaborou uma dieta que, se for seguida à regra, promete depurar o organismo, eliminando as toxinas acumuladas pela má alimentação semanal, para além de perder, em média, até um quilo por dia.

Tenha, contudo, em atenção que este valor não equivale a um quilo de gordura mas, sim, líquidos, massa muscular e outros tecidos. Para além disso, esta dieta, que alia um regime hipocalórico à prática de exercício físico, tem ainda a vantagem de permitir recarregar baterias para enfrentar a semana seguinte, logo a partir de segunda-feira, já que os alimentos recomendados são vitalizantes e energéticos.

Sábado

Assim que acorda

Para iniciar a dieta, beba um copo de água tépida com o sumo de meio limão e uma infusão de dente-de-leão. Aproveite e faça exercício. Execute exercícios de alongamento muscular e respirações profundas durante 15 minutos. Evite, contudo, fazer exercícios energéticos em jejum, devido ao risco de hipoglicémias.

Pequeno-almoço

1 tigela de frutas variadas + 1 tigela de leite magro com cereais. Em termos de exercício. Faça uma caminhada enérgica durante 30 a 40 minutos. Escolha, de seguida, um lugar tranquilo, um parque ou uma zona verde, para oxigenar os seus pulmões ao mesmo tempo que coloca o seu metabolismo a trabalhar a grande ritmo, através do qual vai acelerar a combustão de calorias ao longo de todo o dia.

A meio da manhã

Faça uma merenda com 1 peça de fruta + 2 bolachas tipo Maria ou torrada. Dedique, de seguida, 30 minutos a uma atividade que lhe agrade. Pode voltar a passear, dar uma volta de bicicleta, andar de patins, jogar futebol com o seu filho, saltar à corda. São infinitas as possibilidades...

Almoço

Salada de abacate (que pode preparar com um ou dois, maduros) e feijão-verde cozido, com uma mão cheia de sementes de abóbora e outra de sementes de sésamo, temperada com vinagre de maçã + arroz como guarnição.

A meio da tarde

Na hora da merenda, ingira um iogurte liquido ou de aromas magro sem açúcar + meio pão de mistura com fiambre de peru ou frango. Em termos de exercício, reserve uma hora para realizar um desporto que a entretenha. Saia para jogar uma partida de ténis com uma amiga, inscreva-se nas danças de salão com o seu companheiro ou aposte em algo do género. Se estiver bom tempo, aproveite para nadar na piscina ou no mar...

Jantar

Puré de legumes variados + salada de agriões, cebola, uma batata média cozida e rebentos de soja temperada com uma vinagreta leve.

Antes de se deitar

Faça uma merenda com 2 bolachas tipo Maria ou torrada + 1 copo de leite magro. Termine o dia com alongamentos e respirações profundas.

Domingo

Assim que acorda

Beba um copo de água tépida com o sumo de meio limão e uma infusão de funcho. De seguida, faça exercícios de alongamento muscular e respirações profundas durante 15 minutos.

Pequeno-almoço

1 batido de manga, pêssego e banana + 1 tigela de frutos vermelhos, repleta de cerejas, framboesas e/ou morangos. Em termos de exercício, caminhe de forma enérgica durante 30 a 40 minutos. Verá que se vai sentir muito melhor!

A meio da manhã

Faça uma merenda peça de fruta ou 1 sumo natural sem açúcar + meia torrada com pouca manteiga. Dedique, de seguida, 30 minutos a uma atividade que lhe agrade e, de preferência, diferente da que realizou no dia anterior.

Almoço

Legumes grelhados variados, incluindo tomate, beringela, curgete, cebola, pimento, acompanhados com arroz selvagem como guarnição.

A meio da tarde

Faça uma merenda com 1 queijo fresco com 3 tostas sem sal e sem açúcar + 1 peça de fruta. Em termos de exercício, reserve uma hora para realizar um desporto que a entretenha e, se possível, diferente do que realizou no dia anterior.

Jantar

Linguado com laranja ou qualquer outro peixe que lhe agrade + guarnição de brócolos e cenouras cozidas + 1 batata pequena assada são as propostas da especialista.

Antes de se deitar

Faça uma merenda com 1 maçã + 2 bolachas tipo maria ou torrada. Em termos de exercícios, faça alongamentos e respirações profundas.

Durante todo o fim de semana

Aproveite os dois dias para orientar e organizar a sua semana alimentar em função das compras que tem de fazer:

- Compre os legumes e prepare-os logo para durante a semana chegar a casa e ser só cozinhar. Pode sempre optar por comprar os legumes já cortados e embalados. Tenha, contudo, atenção aos conservantes.

- Compre carne já cortada de forma a que possa congelar por doses para as refeições que quer preparar.

- Faça a mesma coisa em relação ao peixe. Ao comprar, peça para o arranjarem, tanto o congelado como o fresco, de forma a que durante a semana não perca tanto tempo a preparar as refeições.

- Se não tem pão fresco diariamente, compre o pão ao fim de semana e congele já em fatias. Diariamente, tire o pão que necessita. Faça-o no dia anterior à noite e conserve dentro de um saco em ambiente seco.

- Compre os iogurtes e outros alimentos de que irá necessitar para as suas refeições intercalares, delineando previamente os que vai consumir a meio da manhã, do lanche e/ou da ceia.

Texto: Fernanda Soares com revisão científica de Marisa Costa (dietista no Hospital de São João no Porto)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.