A principal razão para o aumento de peso após os 40 anos de idade é a diminuição da taxa de metabolismo basal - que representa a energia que o corpo precisa diariamente para manter o peso. Assim, é necessário fazer uma compensação desta diminuição das necessidades do organismo tendo atenção a alguns fatores.
No entanto, o que se verifica muitas vezes é o contrário e, nesta faixa etária, a falta de tempo leva a que haja uma maior despreocupação com a alimentação e atividade física.
Apesar de mais difícil, a perda de peso e de massa gorda depois dos 40 anos não é impossível e, com alguns cuidados, é possível ver o seu peso diminuir independentemente da sua idade.
Evite dietas restritivas
Em vez de dietas restritivas, desequilibradas e impossíveis de manter, dê preferência a uma alteração do estilo de vida - novos hábitos alimentares, conciliados com uma atividade física regular. Permita que o seu organismo se adapte e, com o tempo, as mudanças que irá sentir terão também um caráter mais permanente.
Escolha uma alimentação equilibrada
A alimentação é o fator que mais influencia o ganho e a perda de peso. Assim, querendo fazer uma gestão de peso, deverá privilegiar o consumo de alguns alimentos em detrimento de outros. O consumo de frutas, vegetais e legumes, proteína magra, cereais integrais, sementes e frutos secos oleaginosos é a base de uma alimentação saudável, sendo que as porções aconselhadas deverão ser definidas consoante as necessidades específicas de cada um. Também o fracionamento e horário adequados para as várias refeições ao longo do dia são uma ajuda, não só para uma maior estabilidade como para evitar uma maior diminuição do metabolismo.
Por outro lado, os fornecedores de açúcar refinados, sal em excesso, farinhas refinadas, gorduras saturadas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, fritos e alimentos processados devem ser bastante moderados para uma correta gestão de peso. Por último, uma hidratação correta tem ainda um papel preponderante para este objetivo.
Descanso
A importância do sono costuma ser subestimada, sendo que um descanso correto é um fator preponderante na perda de peso. A falta de descanso ou a fraca qualidade deste também pode afetar a produção de hormonas associadas à fome e à saciedade, dificultando o processo de emagrecimento.
Atividade física
Outro fator que em muito influencia não só o emagrecimento mas a manutenção do peso, é a atividade física. Escolha uma atividade de que realmente goste e assim será mais fácil praticá-la pelo menos três vezes por semana – o ideal seria conseguir praticar atividade física 30 minutos, todos os dias.
Dê mais atenção à sua saúde
Em alguns casos, mesmo com algumas modificações no estilo de vida, pode haver fatores fisiológicos que interfiram com a gestão de peso, sendo essencial – principalmente com o avançar da idade – consultar o seu médico para exames de rotina.
Tendo como objetivo o emagrecimento, procure um nutricionista ou dietista, que serão os profissionais adequados para o ajudar a encontrar o equilíbrio entre a sua alimentação e a sua saúde.
Joana Romão
Nutricionista Holmes Place 5 Outubro
Comentários