Se ultimamente se tem distraído um pouco com a alimentação, está na altura de fazer uma dieta que lhe permita depurar e desinchar o organismo.

Com este plano depurativo, revisto pela dietista Marisa Costa, conseguirá alcançar esse objetivo facilmente e sem esforço. Uma das vantagens desta dieta é que proporciona uma forma de adelgaçar mais fácil que muitas outras dietas.

O seu ponto de partida é um processo depurativo. Isso significa que ajuda o nosso organismo a eliminar o excesso de toxinas que vai acumulando quando ingerimos doces, gorduras e alimentos com alto alto teor de substâncias não naturais que o nosso fígado se vê obrigado a eliminar e que o nosso corpo, por estar saturado, pode acumular.

Esta dieta baseia-se na ingestão de frutas e verduras frescas. O peixe e as leguminosas colmatam a necessidade de proteínas e recomenda-se evitar o leite e os seus derivados, exceto o iogurte. A melhor forma de ingerir estes alimentos é cozendo-os (o peixe) ou comendo-os crus (as frutas e hortaliças).

Todos os alimentos necessários para manter uma alimentação equilibrada estão incluídos nesta dieta, motivo pelo qual pode ser seguida por qualquer pessoa, incluindo grávidas. Em todo o caso, se padecer de alguma doença, pode consultar o seu médico para se aconselhar. O melhor desta dieta é que não é exclusiva para quem quer emagrecer, é também uma dieta recomendada para quem pretende otimizar o funcionamento do seu organismo.

Como funciona esta dieta

Todas as refeições sugeridas são fáceis de elaborar, saciantes e não há um controlo exato das calorias. Pode comer o que quiser entre os alimentos sugeridos, a menos que a quantidade exata esteja indicada (notará que nos vegetais pode abusar), o que torna mais fácil atingir o objetivo desejado. O resultado? Sentir-se-á menos volumosa e emagrecerá de quatro a seis quilos.

Não se podem dar valores exatos de quanto cada pessoa irá emagrecer, já que esse dado é influenciado pelo peso e pelo metabolismo de cada uma. De qualquer forma, apesar de ajudar a emagrecer, o objetivo fundamental da dieta é depurar o organismo. Vamos fazer com que o fígado e o pâncreas trabalhem menos e possam eliminar todas as toxinas ingeridas em excesso. Para tal, deve seguir esta dieta de forma rigorosa durante duas semanas após uma época de excessos.

Este é o plano alimentar que deve seguir:

Segunda-feira

Almoço: Creme de legumes + espargos com salada de rúcula (sem limite de quantidade) + 200 g de coelho salteado com alho e uma batata pequena + uma rodela de abacaxi.

Jantar: Caldo depurativo com verduras picadas a gosto e levedura de cerveja (duas colheres) + 200 g de pescada grelhada + uma endívia grelhada.

Terça-feira

Almoço: Creme de legumes + tortilha de cogumelos com duas claras e uma gema + salada  mista + uma taça de morangos simples.

Jantar: Caldo depurativo com verduras picadas a gosto e levedura de cerveja (duas  colheres) + 150 g de salmão com verduras salteadas.

Quarta-feira

Almoço: Creme de legumes + 90 g de lentilhas estufadas com verduras + 150 g de frango grelhado com cubos de abóbora cozida + uma laranja.

Jantar: Creme de legumes + puré de courgette (sem limite) + 150 g de peru com tomate cherry salteado.

Quinta-feira

Almoço: Creme de legumes + salada de alface, tomate e pepino + dourada no forno com cebolinhas e sumo de meia laranja + um quivi.

Jantar: Sopa de cebola + 80 g de salada com uma lata de atum, tomate e um ovo cozido.

Sexta-feira

Almoço: Creme de legumes + duas alcachofras cozidas + linguado assado no forno com meia batata + uma gelatina.

Jantar: Creme de legumes + salada de cavala e camarões + sumo de tomate.

Durante o fim de semana, uma altura geralmente mais propensa a excessos alimentares, não descure a sua dieta. Nesses dias, siga o seguinte menu:

Sábado

Almoço: Cataplana de marisco (com uma batata) + macedónia de legumes + iogurte magro natural sem açúcar.

Jantar: Creme de legumes + 150 g de sopa de peixe com cebola picada e camarões pequenos (sem massa) + salada de tomate e alface.

Domingo

Almoço: Sardinhas
assadas + salada de alface, tomate, pepino e pimento + uma fatia de broa + uma maçã assada com uma colher (de sobremesa) de mel e canela.

Jantar: Caldo depurativo com verduras picadas a gosto e levedura de cerveja (duas colheres) + frango assado com verduras.

As restantes refeições

Durante a semana, ao pequeno-almoço e ao lanche, deve fazer refeições na linha dos exemplos que apresentamos de seguida:

Pequeno-almoço: Uma peça de fruta (quivi, pera ou maçã) + um iogurte de soja e duas nozes ou
avelãs + uma fatia fina de pão de mistura com queijo fresco + café ou chá
sem leite.

A meio da manhã: Uma tosta integral com 10 g de fiambre de frango + uma infusão de dente-de-leão.

Lanche: Uma
fatia fina de pão de mistura com queijo fresco + uma infusão de cardo
mariano ou um sumo de maçã (com casca) e laranja (uma peça de cada).
Alterne estas duas opções.

Texto: Ana Catarina Alberto