Segundo as últimas pesquisas, a ideia e o pensamento que desenvolvemos sobre os alimentos pode afetar a saciedade e a forma como controlamos a fome.

Depois de vários anos a analisar o efeito placebo dos comprimidos, os cientistas decidiram tentar perceber a forma como a mente tem influência na nossa saciedade.

Neste estudo os investigadores dividiram um batido com 300 calorias em 2 copos diferentes.

Num dos copos rotularam como sendo caloricamente reduzido e no outro caloricamente elevado.

Antes e depois da ingestão do batido foram retiradas medições da hormona grelina.

A grelina é conhecida como a hormona da fome. Quando os níveis desta hormona se encontram elevados é enviado um sinal ao cérebro, despoletando a sensação de fome.

Assim, quando ingerimos uma grande refeição os níveis de grelina tendem a baixar transmitindo a sensação de saciedade.

Por outro lado, os cientistas descobriram que quando ingerimos uma pequena refeição, como uma peça de fruta, os níveis de grelina tendem a baixar de forma pouco acentuada.

Durante algum tempo os cientistas pensaram que os níveis de grelina respondiam à quantidade de nutrientes ingeridos, contudo este estudo veio alterar a perspetiva corrente.

Segundo os dados recolhidos, os níveis de grelina reduziram cerca de 3 vezes mais nas pessoas que acreditaram consumir o batido com mais calorias.

Desta forma, os cientistas afirmam que a teoria das calorias deve ser repensada uma vez que não é contabilizado o efeito do que acreditamos ou pensamos sobre os alimentos.

Apesar da análise científica, não basta pensar que uma pizza é pouco calórica e consequentemente não nos irá fazer engordar.

Contudo, se realmente acreditarmos que uma refeição saudável nos transmitirá tanta ou mais saciedade do que uma refeição menos saudável, pode representar um processo bastante efetivo no controlo da fome, contribuindo para uma vida mais saudável.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.