Vontade de comer giz, terra ou pasta de dentes são dos desejos mais comuns manifestados por mulheres durante o primeiro trimestre da gravidez. Por outro lado, algumas mulheres rejeitam em absoluto alimentos que antes consumiam sem problema, como limão ou café. Outras querem experimentar combinações estranhas, como pickles com chocolate.
Antes de atacar a terra dos vasos lá de casa ou de começar a comer por dois, há que recorrer ao bom senso e não ingerir substâncias que podem revelar-se perigosas.
Durante os primeiros três meses de gestação, o organismo passa por profundas alterações que implicam, por exemplo, o olfato mais sensível, maior necessidade de calorias e algumas deficiências vitamínicas. Assim, é natural que o corpo se adapte a esta mudança “pedindo” para ser alimentado com os nutrientes de que sente falta.
Uma alimentação equilibrada e adequada aos vários estágios da gravidez deve, por si só, conseguir equilibrar o sensível estado de graça das mulheres. O médico poderá receitar alguns suplementos vitamínicos para cobrir eventuais deficiências de ferro, ácido fólico, cálcio e proteínas.
Devido às toxinas existentes em alguns alimentos, especialmente prejudiciais durante a gravidez, é recomendável lavar bem e desinfetar todos os legumes e frutas consumidos crus; cozinhar bem a carne e ter especial cuidado com a qualidade do marisco. Na dúvida, o melhor é não consumir.
O ácido fólico encontra-se em alimentos como feijão, laranja, amêndoa e amendoim, fígado e rins, levedura, cereais, espinafres, etc.
Algumas receitas ricas em ácido fólico:
Sopa de feijão branco com presunto e amêndoa torrada
Salada de fios de frango com vinagreta de laranja e romã
O ferro está presente na carne de porco e vitela, flocos de trigo, fermento de padeiro, canela, berbigão e amêijoas.
Algumas receitas com ferro:
Lombo de porco com laranja e alecrim
Delícia de iogurte com maçã e canela
O cálcio pode ser consumido através de lacticínios, verduras, feijão, salmão e tofu.
Algumas receitas com cálcio:
Migas de feijão-frade com espinafres e bacalhau
Scones integrais de queijo e cebolinho
Para garantir a ingestão de proteínas, consuma carne de vaca e de frango, peixes gordos, ovos, queijo e lentilhas.
Algumas receitas ricas em proteínas:
Comentários