A obesidade e excesso de peso são um problema grave de saúde, pois estão associadas a uma série de outras doenças e complicações que minoram a esperança e qualidade de vida.
Ao nível físico, está associada à diabetes, problemas respiratórios, cardiovasculares, digestivos e osteoarticulares. Ao nível psicológico, causa baixa auto-estima, ansiedade, e muitas vezes isolamento social.
A obesidade e o excesso de peso não são só um problema de saúde e estético, são também um problema económico para quem padece destas patologias. É urgente perder peso e, por essa razão, nós damos-lhe algumas dicas.
Os novos hábitos
Para perder peso é necessário ganhar novos hábitos mais saudáveis. Pequenos gestos diários são o suficiente para fazer a diferença:
Mexa-se: Opte por subir escadas em vez de andar de elevador. No local de trabalho, tenha um par de ténis: à hora do almoço, depois de comer, troque de calçado e dê uma caminhada. 10 ou 20 minutos diários são o suficiente para que comece a notar diferenças ao fim de uma ou duas semanas.
Beba água: Deve ser a primeira coisa que deve fazer ao acordar e a última antes de deitar: beber um bom copo de água. O corpo vai estar durante muitas horas privado de líquidos e a desidratação promove a acumulação de toxinas.
Tenha sempre consigo uma garrafa de água e beba-a ao longo do dia. Este simples gesto fá-lo gastar energia na digestão e processamento da água.
Combine programas para os períodos de descanso: está provado que grande parte das pessoas come porque não tem mais nada para fazer. Se combinar ir ao cinema, uma tarde no parque com os seus filhos ou uma ida às compras com as amigas, estará entretida e não pensará em comer.
Dietas personalizadas
As dietas personalizadas são desenhadas depois de feito um estudo antropométrico e nutricional do paciente, depois de conhecer a sua história clínica e horários, estilo de vida e preferências gastronómicas.
Em consulta semanal ou quinzenal, a dieta é adaptada e as evoluções são registadas. A perda de peso deve ser lenta para ser eficaz, duradoura e segura.
O normal é perder entre 1/2 a 1 quilo por semana. Esta perda progressiva é a melhor forma de garantir manter a perda de peso.
Nestas consultas, aprenderá que comer mais vezes ao longo do dia, menos quantidades (de duas em duas horas) aumenta a velocidade do seu metabolismo, o que exponencia a perda de peso.
Aprenderá também que a partir das 18 horas não deverá ingerir hidratos de carbono, já que não vai ter tempo de os consumir antes de ir dormir e os hidratos transformar-se-ão em gordura.
Aprenderá a comer a fruta ou sobremesa (gelatina ou iogurte) fora das refeições, para não ter altos e baixos de glicemia que levam o corpo a armazenar calorias mais depressa.
Ficará a saber que o organismo leva cerca de 21 dias a adquirir um novo hábito, por isso os primeiros 21 dias da sua dieta podem fazer a diferença para toda a sua vida.
Balão intragástrico
Já o balão intragástrico é um tratamento contra a obesidade. O procedimento consiste em introduzir um globo de silicone no estômago por via oral.
O médico endoscopista leva o globo vazio até ao estômago, posteriormente ele é cheio com soro fisiológico que produzirá um estado de saciedade permanente.
É um processo rápido que dura cerca de 20 minutos e a sua retirada depois dos seis meses é igualmente simples. Enquanto o balão está alojado no estômago, o paciente é “obrigado” a ingerir poucos alimentos, pois não sente fome.
Como o balão o faz sentir-se permanentemente saciado, a reeducação alimentar é conseguida. Os resultados são perdas de peso notáveis que podem varir entre os 15 e os 30 quilos.
Fonte: Corporación Dermoestética
Comentários